TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

História da urna eletrônica é tema de palestra em evento internacional realizado no México

18.11.2014 às 14:17

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Dutra Janino, apresentou, nesta quarta-feira (12), a história da urna eletrônica brasileira e a evolução do processo eleitoral, durante evento que acontece no México e reúne autoridades eleitorais de diversos países.

Giuseppe falou ainda sobre os números das Eleições 2014, quando os votos de milhões de eleitores brasileiros foram apurados e o resultado matemático obtido em apenas três horas após o encerramento do pleito."Apesar da nossa preocupação maior não ser a celeridade e sim a segurança e a transparência, as eleições deste ano comprovaram, mais uma vez, que a tecnologia influenciou positivamente na rapidez da apuração dos votos", destacou o secretário.

A palestra fez parte da programação do terceiro dia do Curso Internacional de Especialização: o Uso das Novas Tecnologias no Processo Eleitoral, promovido pelo Centro Internacional de Formação e Pesquisa Eleitoral (CICIE) do Instituto Nacional de Eleições (INE). O evento envolve profissionais de administração dos órgãos para propiciar a troca de experiências sobre o uso de tecnologias no processo eleitoral.

Outros três países apresentaram suas experiências nas respectivas eleições: Equador, Estônia e Costa Rica. Também foram abordados temas como a importância dos mecanismos de segurança dos sistemas eleitorais e a transparência do processo.

Fonte: TSE