TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Escola Judiciária Eleitoral realiza III Concurso de Redação

28.11.2014 às 18:01

A Escola Judiciária Eleitoral Juiz Irineu João da Silva (EJESC), do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral), divulgou nesta sexta-feira (28) o resultado do III Concurso de Redação, que reuniu mais de 2 mil estudantes inscritos, com idade entre 12 e 17 anos. Os alunos de escolas públicas e particulares participantes escreveram sobre os temas: O que é impunidade? O que causa e como eliminar a corrupção? Confira os vencedores clicando aqui.
 
O concurso é uma das ações da EJESC, ente da estrutura orgânica do TRE-SC e tem como objetivo despertar a importância da participação dos jovens no processo político, seja entendendo-o melhor, seja alistando-se como eleitor ou votando bem. "Provocar a reflexão sobre assuntos relevantes é uma das nossas intenções. Embora modesta, é uma importante contribuição para tornar a nossa democracia mais sólida e a nossa política mais ética, ampla e includente", destaca o Juiz Carlos Vicente da Rosa Góes, Diretor da EJESC.
 
A premiação do concurso será realizada no próximo dia 15 de dezembro de 2014, em sessão administrativa do Pleno, no TRE-SC. Na ocasião, os participantes com melhores colocações receberão o Certificado de Honra ao Mérito Amigo da Justiça Eleitoral, além de premiações como notebook, cursos, smartphone, tablet e HD externo. Todos os participantes, com textos submetidos à comissão julgadora, receberão o certificado emitido pela EJESC, que será entregue pelo juiz eleitoral na zona eleitoral nos municípios dos vencedores.
 
Na primeira fase do concurso os textos foram selecionados por escolas participantes. Os escolhidos foram encaminhados para a análise de um juiz e promotor eleitoral. Ao final, restaram 110 redações selecionadas como as melhores na sua categoria, oriundos de 81 cidades. Estes textos foram encaminhados a uma comissão julgadora, a qual competiu escolher os melhores em âmbito estadual em cada categoria, e todos receberão um Certificado de Honra ao Mérito, como forma de estímulo aos estudos.
 
O Juiz Carlos Vicente da Rosa Góes agradeceu todos os apoiadores institucionais: a Secretaria Estadual de Educação, o SINEPE/SC, da UNDIME-SC, FUNIBER/Brasil e a Receita Federal em Santa Catarina. "Destaco também o apoio dos juízes e promotores eleitorais e dos servidores dos cartórios, que novamente contribuíram para tornar esta ação ainda mais exitosa”, complementa o juiz 
 
O Secretário Executivo da EJESC, Gonsalo Agostini Ribeiro, avaliou a ação como uma das mais gratificantes da Escola. “Por meio do concurso é possível percebermos o que os nossos jovens pensam sobre temas relevantes e o seu nível de engajamento no processo político-democrático”, destaca.
 
Por Adoniran Peres
Assessoria de Imprensa do TRE-SC