TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Após biênio como juiz efetivo, Ivorí Scheffer deixa TRE-SC

18.11.2014 às 18:34

Juiz Ivorí L. da Silva Scheffer se despede do Pleno

Atuando no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) desde novembro de 2010, o juiz Ivorí Luis da Silva Scheffer se despede do Pleno neste 18 de novembro. Com a saída, ele deixa também a função de juiz-ouvidor, atividade que conduz desde fevereiro 2014.

Durante os quatro anos em que exerceu atividades no TRE-SC – de 2010 a 2014 -, Scheffer atuou como relator em 442 processos eleitorais. Nesse período, o magistrado teve a oportunidade de vivenciar duas eleições: a primeira, em 2012, com pleitos municipais; e a segunda, em 2014, com eleições nacionais. Sua jornada pela Corte Eleitoral começou em 2010, ainda como juiz substituto, e ganhou continuidade com sua posse no cargo de juiz titular, em 2012.

Com o início de 2014, o juiz recebeu a missão de coordenar as atividades da Ouvidoria Eleitoral de Santa Catarina, tarefa que cumpriu com dedicação. Ao assumir o cargo de juiz-ouvidor, em fevereiro deste ano, ele foi responsável por efetivar as mudanças estruturais planejadas para a Ouvidoria.

Com isso, em meados de agosto, após uma série de reformas no prédio anexo ao Tribunal - a Ouvidoria Eleitoral finalmente recebeu uma sala própria para atender à população. O resultado da ampliação veio logo em seguida, com 91,9% dos atendidos avaliando o serviço como “excelente e bom”, segundo informa a Pesquisa de Satisfação elaborada pelo setor.

Conforme apontam os relatórios de atividades do setor, durante o período de março a agosto de 2014 um total de 1.022 requerimentos foram respondidos pela Ouvidoria, a maioria referentes a pedidos de acesso a informações. Além disso, como forma de valorizar a memória da entidade, o órgão também criou uma Galeria de Ouvidores.

Homenagem no Pleno
Durante sua última sessão no TRE-SC, o juiz Ivorí Luis da Silva Scheffer agradeceu a oportunidade de compor o pleno e contou um pouco sobre sua trajetória no Tribunal. “O início nesta Corte foi muito difícil porque precisei entender a lógica do Direito Eleitoral, mas para isso contei com a colaboração de grandes mestres – meus pares, servidores, Ministério Público e advogados”, disse Scheffer.

Sobre sua passagem pela Ouvidoria, o magistrado destacou a importância de ouvir o eleitor como forma de medir a atuação da Justiça. “Na Ouvidoria é onde a gente sente o coração da Justiça Eleitoral. Ali está o retorno do nosso trabalho, seja em forma de elogios ou de reclamações do eleitor. A Ouvidoria deve responder aos cidadãos e contribuir para que os serviços da Justiça Eleitoral sejam constantemente aprimorados”, avaliou Ivorí.

O vice-presidente do TRE-SC, desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz, homenageou o juiz em nome da Corte. “Vossa Excelência ajudou a enaltecer a Justiça Eleitoral. Se fosse possível sua permanência nesta cadeira, muito me honraria poder compartilhar mais tempo em sua presença”, iniciou o desembargador em seu discurso.

“Para mim, apesar da despedida, os bons momentos devem ser considerados como um legado que fica para a posteridade. Juiz Ivorí, sua ausência será sentida por todos nós, principalmente pela convivência fraterna que cultivamos neste espaço”, falou o desembargador. Os demais juízes do TRE-SC também fizeram homenagens ao juiz.

“É a partida, mas para mim é um momento de imensa alegria porque vivi intensamente os dois anos que estive aqui. É a alegria de ter cumprido a minha parte e o meu dever com o Estado. Muito obrigado, foi um prazer enorme”, agradeceu o juiz Ivorí, terminando sua fala.

Matérias relacionadas
Juiz Ivorí assume Ouvidoria Eleitoral

Por Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa do TRE-SC