TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Alcides Vettorazzi toma posse como juiz efetivo no TRE-SC

19.11.2014 às 19:33

Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (19), o magistrado Alcides Vettorazzi tomou posse como juiz efetivo, categoria juiz federal, no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Vettorazzi, que assume a vaga deixada pelo juiz Ivorí Luis da Silva Scheffer, foi indicado pelo Tribunal Regional Federal da Quarta região (TRF-4) e atuará por dois anos na Corte Eleitoral Catarinense.

Com a missão de saudar o novo integrante da Corte, o juiz Vilson Fontana deu boas vindas a Vettorazzi e destacou que várias atividades presentes no currículo do novo juiz - como de contador e fiscal - serão úteis nesta nova fase. “Conhecimento sobre as matérias do Tribunal Eleitoral não lhe faltam, já que possui longa experiência. Sem dúvida é uma grata surpresa da vida que essa vaga fosse um dia preenchida pelo senhor”, disse Fontana.

Em seu discurso, Fontana ainda ressaltou o trabalho realizado pelo Tribunal nas Eleições de 2014 - como os mais de 600 pedidos de registro de candidatura julgados e, agora, a análise das prestações de contas dos candidatos e partidos políticos. “Nos sentimos honrados não somente pelas qualidades dos trabalhos realizados pelo TRE-SC, mas também pela qualidade daqueles que passaram por aqui e nos antecederam. Aqui não se constroem somente amizades, mas também se ensina e se aprende”, destacou.

Em nome do Ministério Público Eleitoral, o procurador eleitoral André Stefani Bertuol deu também boas vindas ao novo juiz empossado, chamando atenção para as contribuições da Procuradoria Eleitoral em relação às ações. “O empossado encontrará aqui uma Procuradoria em dia com seus processos”, disse Bertuol.

Alcides Vetorrazzi agradeceu a receptividade e falou sobre a satisfação em fazer parte do Pleno, por toda credibilidade. Ele disse ainda que, apesar da política estar ligada a fatos negativos, ela tem um papel importante na sociedade. “É uma atividade edificante porque visa o bem comum. Estou honrado em ocupar esse lugar na mesa”, manifestou.

Currículo
Natural de Gramado (RS), Alcides Vettorazzi, de 63 anos, é juiz federal da segunda vara da subseção judiciária federal da Capital, especializada em feitos civis em geral, desde julho de 2013. Antes disso, atuou em Joaçaba, onde iniciou sua carreira (1994), e em Joinville, judicando de 1998 a 2004. O juiz também participou de mutirões e substituições junto ao Tribunal Regional Federal da Quarta Região (Porto Alegre) e presidiu a Segunda Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Santa Catarina, e exerceu a titularidade da vara do Juizado Especial Federal Cível de Florianópolis (2004 a 2009).

Vettorazzi é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul (1976) e em Direito pela Univali - Universidade do Vale do Itajaí (1993). Pós-graduado, em nível de especialização, em Administração Contábil e Financeira pela Universidade de Caxias do Sul (1978) e em Direito Constitucional pela Unochapecó – Universidade Comunitária Regional de Chapecó (1998). Frequentou cursos de atualização em Direito Penal em Roma no Ministério da Graça e da Justiça e em Direito Constitucional.

Além disso, foi convidado pelo Tribunal Federal a exercer a função de Diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de Santa Catarina no biênio 2009/2011 e foi reconduzindo para o biênio 2011/2013, período em que trabalhou na implantação do processo eletrônico V-2 na Justiça Federal e na conclusão e inauguração da nova sede da Justiça Federal em Florianópolis.

Composição do Pleno
De acordo com o artigo 120 da Constituição Federal de 1988, o TRE-SC é composto por dois juízes dentro os desembargadores do TJ; de dois juízes, dentre os juízes de direito, escolhidos pelo TJ; de um juiz do TRF; e dois juízes nomeados pelo Presidente da República.

Por Adoniran Peres
Assessoria de Imprensa do TRE-SC