TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Mesários elogiam identificação biométrica no 2º turno

28.10.2014 às 15:35

O êxito no 2º turno decorreu principalmente de medidas preventivas do TRE-SC.

Segundo o Coordenador de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Paulo Dionísio Fernandes, houve significativa melhoria nos locais de votação com identificação biométrica do eleitor na comparação entre os dois turnos das eleições de 2014. Os mesários das seções com identificação biométrica elogiaram principalmente o alto índice de reconhecimento das digitais e a rapidez do processo de votação. De acordo com Fernandes, o êxito no 2º turno decorreu principalmente de medidas preventivas do TRE-SC, adotadas nos locais que apresentaram o menor percentual de reconhecimento biométrico no 1º turno.

Outra iniciativa inovadora do TRE-SC também foi avaliada positivamente. Trata-se do sistema de identificação misto do eleitor, no qual são utilizadas tanto a identificação biométrica como a identificação documental. Esse sistema, adotado pela primeira vez nestas eleições nas cidades de Florianópolis (SC) e Bento Gonçalves (RS), deve ser expandido para outros municípios. Ele permite que a identificação biométrica do eleitor seja usada mesmo que parte dos eleitores da localidade não tenha feito o recadastramento biométrico voluntário.

Eleitores de doze municípios votaram em 2014 com o sistema de identificação biométrica totalmente implementado. São eles: Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, Major Gercino, Nova Trento, Paulo Lopes, Rancho Queimado, São Bonifácio, São João Batista e São Pedro de Alcântara.

Outros cinco municípios fazem atualmente o cadastramento biométrico voluntário: Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz. Esses municípios passarão por revisão de eleitorado com recadastramento biométrico obrigatório nos próximos dois anos.

O cadastramento biométrico também deve ser implementado em Joinville e Blumenau. Assim, o número de municípios com a identificação biométrica da totalidade do eleitorado deve chegar a dezenove para as Eleições Municipais de 2016.

Por Anderson Cardoso Rubin
Assessoria de Imprensa do TRE-SC