TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Disque Eleitor continua atendendo pelo telefone 0800-648-3310

21.10.2014 às 15:06

O Disque Eleitor (0800-648-3310), da Justiça Eleitoral catarinense, continua em funcionamento até o dia 26 de outubro - data do segundo turno. O serviço tem por objetivo responder às principais dúvidas dos cidadãos, em relação à eleição, por meio do telefone. A ligação é gratuita.

Entre os assuntos que podem ser respondidos pelo Disque Eleitor estão: a obrigatoriedade do voto; como votar (branco, nulo, na legenda, etc.); prazo para tirar a segunda via do título; como justificar a ausência às urnas no dia da eleição; que documentos o eleitor deve levar para provar sua identidade; locais de votação, entre outros.

Mas atenção! Antes de ligar para o número informado, é importante que o eleitor verifique se sua pergunta já foi respondida na página de Tira Dúvidas do Eleitor, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A intenção é priorizar o atendimento às pessoas que não possuem acesso à internet.

Para garantir que mais pessoas possam ser atendidas, o TRE-SC decidiu aumentar o número de servidores trabalhando no serviço. No entanto, a coordenadora do Disque Eleitor, Simone dos Santos Di Bernardi Martins, esclarece que, mesmo com a ampliação, o cidadão deve sanar suas dúvidas o quanto antes. “No dia da eleição recebemos milhares de ligações, congestionando as linhas de telefone e fazendo com que muitas pessoas não consigam ser atendidas”, alerta Simone.

Expediente
Mesmo após o término do primeiro turno, o Disque Eleitor continua atendendo às ligações que chegam ao TRE-SC. Por enquanto, quatro ramais estão em funcionamento no horário entre 12h e 19h. Nos dias que antecedem o segundo turno, o expediente será diferenciado:

Dias 23 e 24 - das 9h às 19h;
Sábado (25) – das 9h às 21h;
Domingo (26) – das 7h às 19h.

Estatísticas
Apenas no primeiro turno, o Disque Eleitor fez ao todo 7.338 atendimentos – cerca de dois mil a mais que nas Eleições de 2012. As principais perguntas levantadas pelos eleitores giraram em torno do endereço do local de votação, o número do título e como justificar a ausência às urnas.

Por Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa do TRE-SC