TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC realiza últimos preparativos para o 1° turno das eleições

09.09.2014 às 10:19

Faltando pouco menos de um mês para as Eleições Gerais 2014 a Justiça Eleitoral continua trabalhando intensamente para que os cerca de 4,8 milhões de eleitores catarinenses possam escolher seus representantes entre os 576 candidatos habilitados em Santa Catarina.

No total, serão 14.592 seções eleitorais efetivas em 3.895 locais de votação, contando com a participação de 58.368 mesários nas mesas receptoras de votos. Além disso, mais 760 mesários trabalharão nas mesas receptoras de justificativas e outros 44 atuarão nas seções de voto em trânsito.

Em Santa Catarina, o procedimento de coleta de dados biométricos já foi implantado em 10 zonas eleitorais, perfazendo o total de 142.194 eleitores cadastrados. Cerca de 107 mil eleitores catarinenses utilizarão nestas eleições o sistema biométrico de identificação, sendo 34.077 em Florianópolis. É também na capital catarinense que acontecerá a experiência inédita da identificação mista, um projeto piloto com o município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

No dia cinco de outubro, o estado de Santa Catarina deve receber 5.043 eleitores para votar em trânsito. Das três cidades onde haverá a instalação de mesas receptoras de voto em trânsito no Estado, Florianópolis foi a que mais recebeu solicitações: são 3.319 eleitores habilitados para votar na capital no primeiro turno, 923 em Joinville e 801 em Blumenau.

Com relação aos quase 3.900 locais de votação do Estado, onde serão instaladas as seções eleitorais, os lugares já foram vistoriados no final de agosto, atividade realizada pelos técnicos de urna contratados pela Justiça Eleitoral e treinados pelo TRE-SC.

Além da vistoria dos locais de votação, faz parte, também, das atividades dos técnicos de urna o auxílio aos cartórios eleitorais na preparação de todos os materiais para as eleições, bem como nos treinamentos dos mesários e de auxiliares eleitorais, na preparação das urnas e no suporte técnico no dia das eleições.

Para que tudo ocorra dentro do esperado, cerca de 18,5 mil urnas eletrônicas passaram por ciclos de testes (preventivos e corretivos), além de testes regionais e nacionais de integração dos sistemas eleitorais, com a finalidade de verificação do perfeito funcionamento dos equipamentos (hardware e software). Após os testes, as urnas foram encaminhadas às zonas eleitorais, onde, novamente, foram testadas.

Já no dia 1° de setembro, 253 candidatos conferiram nas urnas eletrônicas se os dados informados nos pedidos de registro estavam corretos.

No decorrer de setembro, os 105 cartórios eleitorais do Estado realizarão audiências públicas com a presença dos fiscais dos partidos políticos e com representantes do Ministério Público e da OAB, a fim gerar as mídias que comporão o sistema de votação, preparar as urnas e realizar conferências dos dados oficiais. Tais eventos terão suporte de servidores do TRE-SC que receberam treinamento nos diversos sistemas da urna eletrônica.

Também, nesse período, os cartórios eleitorais realizam a capacitação de convocados indispensáveis para o êxito do processo eleitoral. Entre eles: mesários, auxiliares da junta eleitoral, delegados de prédio.

Para garantir a integridade das urnas e do processo eleitoral, medidas de segurança do TRE-SC em parceria com as forças policiais (Polícia Federal, Militar e Civil) do Estado serão executadas. A polícia já tem feito rondas nos locais de guarda dos equipamentos. Próximo ao dia do pleito e no dia da votação a Sala de Situação (formada por representantes da Justiça Eleitoral e das Forças de Segurança Pública) será instalada no TRE-SC, para que qualquer acontecimento fora da normalidade possa ser controlado. A organização contará com a presença de representantes das forças policiais que estarão em contato direto com seus efetivos.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC