TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC organiza distribuição de quase 15 mil urnas

23.09.2014 às 16:43

A partir do próximo dia 04 de outubro, véspera do primeiro turno das eleições 2014, o TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) vai realizar a entrega das 14.899 urnas eletrônicas nos postos de votação de todo território catarinense. Ao todo serão 14.592 seções eleitorais, 296 urnas de justificativas e 11 urnas de voto em trânsito.

Os equipamentos já foram encaminhadas às Zonas Eleitorais no mês de julho e agosto. De acordo com Walter Luiz Rausch, da Seção de Planejamento e Acompanhamento do TRE-SC, as urnas serão entregues nos locais de votação aos delegados de prédio, das 14 às 19 horas de sábado (04), com a supervisão de servidores da Justiça Eleitoral. A distribuição das urnas foi estabelecida através de um Sistema de Rotas, entre as Zonas Eleitorais e a empresa de transporte Reunidas, contratada por intermédio de um processo licitatório.

Além da distribuição e recolhimento das urnas, a empresa de transportes também vai realizar o recolhimento das mídias. “A empresa  estabeleceu um acordo com os cartórios e foram elaboradas rotas de recolhimento das mídias de forma ágil, transportadas por motos até o local de transmissão dos dados”, explica Walter. 

No dia 05 de outubro, após o encerramento do processo de votação, as urnas serão recolhidas dos locais de votação e enviadas para os Cartórios. No dia das eleições, após a finalização dos procedimentos dos mesários, todo o material será entregue aos Delegados de Prédio, que fará a entrega do envelope com as mídias (votos) aos responsáveis pelo recolhimento com motos. Os demais materiais, como urnas, pastas e cabinas, também serão recolhidos pela empresa de transporte contratada. 

Locais de difícil acesso

As urnas serão distribuídas em todos os locais de votação do território catarinense. As zonas Eleitorais que possuem locais de votação distantes e de difícil acesso, adotaram todos os procedimentos recomendados para possíveis imprevistos. De acordo com Walter Luiz Rausch, todas as cautelas estão sendo adotadas pela transportadora em conjunto com o TRE-SC e Zonas Eleitorais. “Com relação aos locais de difícil acesso, a Reunidas em conjunto com as Zonas Eleitorais realizam o mapeamento de rotas onde são necessários veículos especiais para eventuais contingências”, explica. 

Entre os locais de votação com maior grau de dificuldade de acesso, existem zonas eleitorais onde deverá ser realizado o transporte por barco, como São Francisco do Sul, Laguna e em Florianópolis, na Costa da Lagoa.

Voto seguro

Para garantir a credibilidade e segurança com o voto do eleitor, o TRE-SC realiza todos os procedimentos essenciais importantes. De acordo com Walter, todos os procedimentos de logística de transporte das urnas são monitorados pelo TRE em parceria com a polícia militar e civil, que agem sob demanda. “Além disso, as Zonas Eleitorais realizam audiências públicas de preparação das urnas com editais publicados no DJESC (Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina). Todos os dados gravados nas mídias são criptografados e acondicionados em envelopes especiais também com lacres de segurança e o TRE monitora a coleta e a transmissão desses dados”, explica. 

Por Adoniran Peres

Assessoria de Imprensa do TRE-SC