TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC conclui conferência de dados dos candidatos para as eleições

19.09.2014 às 09:02

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina finalizou, na terça-feira (16), a conferência dos dados dos candidatos que vão concorrer às eleições gerais deste ano. O trabalho foi feito por seis duplas de servidores, em regime de plantão, e levou oito dias para ser concluído.

Os problemas técnicos mais recorrentes encontrados nos registros foram referentes à acentuação dos nomes e aos erros na data de nascimento, no número do processo ou protocolo e no valor de gastos. Além disso, foi realizada a alteração da fotografia de um candidato e foi acrescentado um sobrenome em outro registro. Todos os equívocos encontrados foram corrigidos.

“Alguns nomes aparentemente estão incorretos, porém, eles já estavam desta maneira no pedido de registro e não foi possível identificar, nos autos, elementos que permitissem a alteração desses dados”, acrescentou a chefe da seção de Partidos Políticos, Patrícia Hahnert Sardá Lisboa.

Cada registro foi conferido duas vezes, com o objetivo de revisar as informações fornecidas nos pedidos e atualizá-las, visando à eficiência do processo eleitoral. Após a conferência das informações do CAND, outro sistema, chamado PREPARAÇÃO, importará esses dados e ficará responsável por monitorar a integridade deles nos diversos sistemas que serão utilizados.

Após o fechamento do CAND, a Secretaria Judiciária gerou um relatório contendo todos os candidatos e suas situações. Acesse aqui o relatório.

CAND

O Sistema de Divulgação de Candidaturas  é uma das principais ferramentas eleitorais, pois dele saem os dados para as urnas eletrônicas, totalização, divulgação, prestação de contas e diplomação.

Registros de candidaturas com recurso

Os dados que serão utilizados nas urnas eletrônicas não poderão mais ser alterados, mas aqueles relativos à situação do registro serão atualizados conforme o julgamento dos recursos, pois o cômputo dos votos atribuídos aos candidatos se dá conforme a situação do registro. No total, 36 candidatos aguardam julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sendo que 21 candidatos tiveram seus registros deferidos e aguardam julgamento dos recursos e outros 15 estão com os registros indeferidos com recurso.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC