TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Servidores de Blumenau promovem ação comunitária de incentivo ao voto

15.09.2014 às 17:38

Desde quarta-feira (10), a Justiça Eleitoral de Blumenau está promovendo ações comunitárias que visam estimular o eleitor ao exercício do voto e familiarizá-lo com o sistema eleitoral. A iniciativa partiu dos servidores da 89ª Zona Eleitoral (Blumenau) e acontecerá até terça-feira (16).

A ação consiste em simular o voto na urna eletrônica. O objetivo é levar ao conhecimento dos eleitores qual será a ordem dos candidatos que aparecerá na hora da votação, visando à eficiência e agilidade do processo eleitoral.

Ao todo, cerca de quinze servidores e técnicos de urnas estão trabalhando na ação. Dois stands para simulação estão instalados no centro de Blumenau, um na praça Doutor Blumenau e outro, próximo à torre da Matriz. Há também outro stand instalado na biblioteca da FURB.

Além disso, as equipes da Justiça Eleitoral estão fazendo visitas aos colégios e associações do município. Na quinta-feira (11), os servidores visitaram a Associação de Cegos do Vale do Itajaí (ACEVALI) e o Centro de Educação Profissional Hermann Hering.

As próximas visitas acontecerão nesta segunda-feira (15), na Escola barão do Rio Branco e na Escola Estadual Elsa Pacheco, e na terça-feira (16), na Escola Estadual Santos Drummond e no Pró-idoso de Blumenau.

O técnico judiciário da 89ª ZE, Ricardo de Souza, destacou que o público alvo da ação é principalmente os jovens, que terão o primeiro contato com a urna neste pleito, e os idosos. “Além disso, há uma urna na Central de Atendimento ao Eleitor de Blumenau, disponível para ser realizada a simulação de votação, que pode ser feita durante o horário do expediente da Justiça Eleitoral”, acrescentou o servidor.

Por Stefany Alves

Assessoria de Imprensa do TRE-SC