TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Operadores de totalização das Eleições 2014 são treinados no TRE

17.09.2014 às 13:30

Diante da proximidade das Eleições 2014 o Tribunal Regional Eleitoral catarinense continua agindo no sentido de garantir a qualidade e celeridade de todo o processo eleitoral.

Para atingir esse objetivo, está sendo promovido, de 15 a 24 de setembro, o treinamento das pessoas designadas para atuarem como operadoras de totalização das Eleições 2014.

Segundo a Resolução TSE n. 23.399/2013, que estabelece regras para a preparação das eleições , a totalização consiste de um conjunto de atos. Segundo o chefe da Seção de Processamento de Eleições, José Luiz Viana, o processo tem início com o encerramento dos trabalhos na seção eleitoral, e considera-se finalizada com emissão e do relatório de totalização.

“A totalização das eleições é quando estamos no centro das atenções e um erro nesse momento pode passar a falsa ideia de que todo o processo de trabalho das eleições foi mal feito ou mal executado. É imperioso estarmos bem preparados para esse trabalho, pois a pressão que sofremos nessa etapa é muito grande”, destaca Viana.

 

 

O treinamento

No treinamento - dividido em oito turmas, uma por dia -, os participantes aprendem a executar os atos da totalização das eleições de modo adequado.

Segundo Viana, além daqueles que foram designados como operadores, também “estão sendo treinados alguns servidores que estarão distribuídos estrategicamente para que possam substituir ou acrescer mão de obra onde for necessário, bem como a equipe da central de serviços de Tecnologia da Informação, para que possa prestar suporte aos operadores”.

O chefe da Seção de Processamento de Eleições também esclarece que essa já é a segunda etapa do treinamento. A primeira, via EAD (ensino à distância - internet), ocorreu no início de agosto.

A última etapa ocorrerá na semana que antecede as eleições, com a realização de dois simulados já no ambiente das Zonas Eleitorais.

 

SERVIÇO

O quê: Treinamento de Operadores de Totalização Eleições 2014

Quando: 15 a 24 de setembro, das 13 às 18h30

Onde: 2º andar do prédio Anexo I ao TRESC (Rua Esteves Jr., 68)

Quem: pessoas nomeadas como operadoras de totalização, servidores designados para auxílio dos trabalhos, e equipe da central de serviços de Tecnologia da Informação

Por Sylvia Penkuhn

Assessoria de Imprensa do TRE-SC