TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Justiça Eleitoral treina mesários que atuarão nas Eleições 2014

09.09.2014 às 18:51

Mesários convocados pela Justiça Eleitoral para atuar nas eleições de outubro próximo estão passando por um treinamento em Florianópolis desde segunda-feira (8). O evento está sendo realizado em todo o Estado e tem como objetivo preparar os mais de 59 mil mesários, visando à agilidade e eficiência do pleito eleitoral.

“O treinamento é importante para motivar os mesários, pois muitas vezes eles são convocados e não concordam com isso. Além disso, pretendemos mostrar que o processo eleitoral evoluiu muito desde a época que utilizávamos as urnas de lona e que nós temos orgulho do nosso trabalho”, destacou o chefe de cartório da 100ª Zona Eleitoral, Maurício Aires Teixeira.

As outras zonas eleitorais da capital (101ª, 12ª e 13ª ZE) realizarão o procedimento nos próximos dias e posteriormente será feito o treinamento em conjunto com os mesários que atuarão nas mesas receptoras de justificativa, além de reuniões com os delegados de prédio e os mesários remanescentes.

Na capital, o treinamento acontece no Auditório da Assembléia Legislativa e todo procedimento estará concluído até o dia 24 de setembro.

Diariamente, duas turmas de mesários são treinadas, uma no período matutino e outra, no vespertino. Em média, o processo tem duração de duas horas. Primeiro, os mesários assistem à palestra sobre as atribuições que terão no dia das Eleições e, logo após, é feito o treinamento prático nas urnas.

Na palestra os mesários são inteirados a cerca dos procedimentos que farão no dia das eleições,  da rotina do pleito, de como fazer a verificação dos equipamentos e organizar a seção. Para que não restem dúvidas, eles recebem o Manual do Mesário, contendo as principais informações sobre suas funções no dia do pleito.

A advogada Débora Bermann participa das Eleições como mesária pela segunda vez e incentivou uma amiga a se voluntariar também. “Participo porque esse é um ato de cidadania. Eu acho importante ajudar a Justiça Eleitoral”, explicou.

Rotina do mesário
No dia das Eleições, os mesários devem chegar ao local de votação até 7h da manhã. Assim que chegarem, devem conferir se todos os materiais da mesa receptora estão presentes na seção e verificar se a urna está funcionando de maneira correta.

A zeréssima, documento que comprova que nenhum voto foi registrado na urna, deve ser impressa a partir das 7h da manhã. A votação começa às 8h e acaba às 17h.

Após a votação, os mesários devem imprimir o boletim de urna, retirar a mídia de resultados da urna e guardar todos os equipamentos, que serão entregues à junta eleitoral.

Os mesários são preparados também para atender os eleitores que pretendem justificar seu voto, votar em trânsito, que necessitem utilizar o áudio da urna (no caso dos deficientes visuais) e que vão votar utilizando o sistema biométrico.

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC