TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Juiz mostra a adolescentes de Cunha Porã como funciona Judiciário

12.09.2014 às 15:00

O juiz Samuel Andreis, da comarca de Cunha Porã, recebeu, na tarde de ontem (11/09), em seu gabinete, a visita de um grupo de adolescentes que faz parte do projeto Adolescer Saudável, que lá estiveram para conhecer um pouco sobre o funcionamento do Poder Judiciário. Os jovens estavam acompanhados da psicóloga Aniele Biazussi e da assistente social Katyane Koch, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Na oportunidade, o magistrado fez uma breve exposição aos adolescentes de assuntos que constam da cartilha do projeto "Tudo a Ver" Eleições 2014 – Por dentro do Estado, do Poder e da Política. Na cartilha, que foi entregue a cada um dos jovens, constam 15 perguntas, cujas respostas explicam de maneira clara, objetiva e de fácil aprendizagem os aspectos importantes sobre a formação do Estado, o funcionamento dos Três Poderes, o papel da política na vida do cidadão, o sistema eleitoral brasileiro e a importância do voto como instrumento de cidadania no processo de consolidação da democracia.

Em seguida, os adolescentes foram conhecer a estrutura do Fórum, passando também pelo gabinete da promotora de Justiça, Marcela Pereira Geller. O grupo também conheceu de perto um pouco do trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral na comarca. O servidor Ademir Hemming Johann prestou esclarecimentos aos jovens, que tiveram, inclusive, a oportunidade de fazer uma simulação de voto em urna eletrônica.

De acordo com o juiz Samuel Andreis, a ideia é estender a iniciativa para outras escolas do município. “O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina já autorizou a utilização de duas urnas para os alunos fazerem simulação de votação, atividade que pode contribuir para despertar nos estudantes o interesse pelo voto”, ressaltou.

Fonte: Fabrício Severino/AMC