TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Estudantes debatem política em encontro promovido pela AMC e TRE-SC

04.09.2014 às 19:29

Segurança da urna eletrônica, participação dos jovens na política e problemas do atual modelo representativo, esses foram alguns dos temas discutidos entre estudantes, magistrados e jornalistas nesta quinta-feira (4), no auditório do Colégio Catarinense. O bate-papo faz parte do projeto Tudo a ver, idealizado pela Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e apoiado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Veja aqui o vídeo do projeto.

Em um encontro de aproximadamente duas horas, jovens do Colégio Catarinense tiveram a oportunidade de perguntar e ouvir sobre política, poder e estado. O propósito do projeto é o de despertar nos estudantes o interesse pelo exercício da cidadania e o pensamento crítico. Essa é a primeira vez  que o evento foi realizado, e será replicado em outras escolas.

Além de levar informações sobre o exercício da cidadania, o projeto busca aproximar os juízes da comunidade e estimular a cultura do debate entre os estudantes. “É preciso estreitar a relação entre magistrados e sociedade, e não há melhor lugar para começar do que a escola”, opinou o presidente do TRE-SC, desembargador Vanderlei Romer. Para o presidente da AMC, Sérgio Luiz Junkes, ao realizar sua função pública, o juiz se aproxima da comunidade ao tentar resolver os conflitos e promover o bem social.

Antes do debate, os alunos receberam a Cartilha Tudo a Ver – Eleições 2014. O material é composto por 15 perguntas e respostas que explicam de maneira clara, objetiva e de fácil aprendizagem sobre a formação do Estado, o funcionamento dos Três Poderes, o sistema eleitoral e a importância do voto na consolidação da democracia.

Incentivando os jovens a participar, o coordenador do projeto Tudo a Ver, juiz Fernando de Castro Faria, afirmou que para melhorar a política é necessário conhecer como o sistema atual funciona. “A política está em tudo que fazemos, seja na busca por melhores serviços públicos ou em ações cotidianas”, explicou Faria. A opinião é compartilhada pelo presidente da AMC, para quem o destino da comunidade varia conforme a participação e o envolvimento de cada cidadão.

Também participaram da conversa os jornalistas Rafael Martini, do jornal Diário Catarinense, Carlos Damião, do jornal Notícias do Dia; e o diretor do Colégio Catarinense, Afonso Luiz da Silva.

Por Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa do TRE-SC