TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

AMC e TRE-SC promovem encontro com estudantes

02.09.2014 às 17:13

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) promovem, nesta quinta-feira (04/09), às 14h, no auditório do Colégio Catarinense, em Florianópolis, um encontro com os alunos da 3ª série do Ensino Médio da instituição. O evento, que faz parte do projeto “Tudo a Ver”, vai reunir magistrados e jornalistas para um bate-papo informal com os jovens estudantes sobre temas ligados ao Direito, aos Poderes do Estado e à Política.

O projeto, cujo público-alvo são os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino estadual e das escolas particulares, tem como objetivos específicos apresentar aos jovens as instituições democráticas de seu Município, Estado e País; desmistificar e familiarizar os jovens com os temas do universo jurídico e político; estimular a cultura do debate entre os estudantes, tendo como foco assuntos ligados ao exercício da cidadania; e contribuir para que os jovens possam votar de forma consciente nas próximas eleições.

Durante o encontro, será exibido um vídeo sobre o projeto e distribuídas as cartilhas Tudo a Ver Eleições 2014 – Por dentro do Estado, do Poder e da Política. Nela constam 15 perguntas, cujas respostas explicam de maneira clara, objetiva e de fácil aprendizagem os aspectos importantes sobre a formação do Estado, o funcionamento dos Três Poderes, o papel da política na vida do cidadão, o sistema eleitoral brasileiro e a importância do voto como instrumento de cidadania no processo de consolidação da democracia.

O evento contará com a participação dos jornalistas Rafael Martini (RBS), Carlos Damião (RIC Record) e Elaine Maieski (Band SC) – mediadora -, do presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Juiz Sérgio Luiz Junkes, e do juiz Fernando de Castro Farias, coordenador do projeto. “A ideia é aproximar a Justiça e a magistratura catarinense da sociedade e ao mesmo tempo oferecer aos jovens a possibilidade de agregar conhecimento ao conteúdo repassado em sala de aula aos alunos”, assinala o juiz Sérgio Junkes.

De acordo com o presidente da AMC, a proposta central do projeto Tudo a Ver é fazer com que os magistrados catarinenses reúnam-se com os estudantes nas escolas de suas respectivas comarcas e repassem a estes um rico conteúdo gerado a partir dos tópicos elencados nos objetivos geral e específicos do projeto.

Cartilha do projeto Tudo a Ver – Por dentro do Estado, do Poder e da Política dirigida aos estudantes.

Cartilha do projeto Tudo a Ver – Por dentro do Estado, do Poder e da Política, com informações sobre como funciona o projeto e seus objetivos, destinada aos magistrados e organizadores.

Fonte: Associação dos Magistrados Catarinenses