TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Campanha de combate à corrupção do TRE recebe apoio da AMC

19.08.2014 às 17:03

Em reunião realizada nesta terça-feira (19), a campanha de combate à corrupção do TRE-SC ganhou o apoio da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). O termo de adesão foi assinado durante o encontro entre o presidente do TRE-SC, desembargador Vanderlei Romer, e o presidente da AMC, juiz Sérgio Luiz Junkes.

Lançada em 26 de junho deste ano, a campanha Sou cidadão: digo não à corrupção! reúne ações voltadas para a mobilização da sociedade em favor da transparência nos financiamentos das campanhas eleitorais e contra a corrupção. Entre os procedimentos elaborados estão a cooperação entre entidades e a divulgação das regras para doadores e fornecedores nas eleições.

Durante a reunião o presidente do TRE-SC, desembargador Vanderlei Romer, ressaltou a importância de os cidadãos participarem do movimento. “O essencial é que a sociedade aproveite desses mecanismos para exercer seu papel e controlar efetivamente o financiamento das campanhas eleitorais”, pontuou. O presidente da AMC, Sérgio Luiz Junkes, afirmou que a instituição divulgará internamente os materiais para todos os juízes.

A coordenadora do controle interno do TRE-SC, Denise Goulart Schlickmann, explicou que a campanha é composta de quatro ações principais, sendo a primeira delas a adesão ao termo de compromisso pela transparência no financiamento das campanhas eleitorais e pelo combate à corrupção.

As duas entidades também firmaram parceria para divulgar atividades voltadas à inclusão social e ao pleno exercício dos direitos políticos. A contribuição será feita por meio da divulgação das campanhas institucionais, desde que compatíveis com o calendário do TRE-SC e da AMC. No encontro também participou o juiz Fernando de Castro Farias, diretor do Departamento de Direitos Humanos da AMC.

Participantes
- Associação dos Diários do Interior (ADI/SC);
- Campanha “O que você tem a ver com a corrupção”;
- Conselho Regional de Contabilidade do Estado de SC (CRC/SC);
- Departamento de Polícia Federal;
- Federação Catarinense de Municípios (FECAM);
- Ordem dos Advogados do Brasil em SC (OAB/SC);
- Procuradoria Geral de Justiça do Estado de SC;
- Procuradoria Regional Eleitoral;
- Secretaria da Receita Federal do Brasil em Florianópolis;
- Serviço Social do Transporte (SEST/SENAT);
- Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC).

Mais informações: bit.ly/1pF3J1e

Por Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa do TRE-SC