TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC faz reunião para garantir segurança nas Eleições 2014

21.07.2014 às 15:39

Gabinete de Segurança Institucional do TRE-SC realizou uma reunião com autoridades policiais do Estado na manhã de sexta-feira (18) para planejar a segurança das eleições. O projeto vem sendo elaborado desde o início de 2014 e conta com a participação de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal.

Entre os assuntos abordados durante o encontro, foram discutidos temas relacionados à proteção de locais estratégicos (como cartórios eleitorais e locais de votação); o gerenciamento de riscos, antes e no dia da votação; as demandas dos Juízos Eleitorais; e a comunicação entre instituições de segurança e o TRE-SC.  

Além disso, na ocasião, as autoridades aproveitaram para debater a instalação e o funcionamento do Gabinete de Segurança Institucional, órgão responsável por coordenar o Plano de Gerenciamento de Riscos do Projeto Eleições em Santa Catarina.

Em suas contribuições, as Forças de Segurança Pública apresentaram propostas para o planejamento e para a atuação no decorrer da corrida eleitoral. Como forma de balizar suas ações, os policiais receberão orientações através de um material que está sendo produzido pela Corregedoria Regional Eleitoral. Segundo a assessora-chefe da CRE, Renata Beatriz de Fávere, o conteúdo estará pronto até o final de julho.

O encerramento da reunião foi marcado pela mensagem de agradecimento e de cooperação da Coordenadora do Gabinete de Segurança das Eleições Gerais de 2014, juíza Carolina Ranzolin Nerbass Fretta. “É muito importante que a gente desenvolva esse trabalho”, disse, “estamos aqui para aprender juntos e prontos para receber sugestões dos órgãos de segurança”.

O diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins, colocou-se à disposição e afirmou que o trabalho inovador do Gabinete de Segurança proporcionará maior eficiência ao Projeto Eleições.

Um novo encontro foi marcado para o dia 22 de agosto, às 10h, com a presença dos mesmos participantes.

Por Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa do TRE-SC