TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE faz plantão no sábado para receber registro de candidatos

05.07.2014 às 14:07

Para receber os registros dos candidatos às eleições de 2014, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) fará plantão das 14h às 19h do sábado. Ao todo, estima-se um total de 700 pedidos, entre candidatos a governador, senador, deputado estadual e federal. Até sexta-feira, PSC, PSOL, PR e PRP foram os únicos partidos a apresentar pedidos de registro no Estado.

O movimento no Tribunal deve se concentrar no último dia do prazo, dia 5 de julho, conforme estabelece o artigo 11 da Lei das Eleições. Para fazer o registro de seus candidatos, os representantes dos partidos políticos devem apresentar uma série de documentos exigidos pela legislação eleitoral. O atendimento será feito no 7ª andar do TRE, onde cada agremiação será recebida uma a uma.

De acordo com a chefe da seção de Partidos Políticos do TRE-SC, Patrícia Sardá, cerca de 40 servidores foram destacados para agilizar os trabalhos durante o final de semana. A notificação dos partidos também será mais rápida: caso alguma falha ou omissão seja encontrada, as legendas serão comunicadas no mesmo instante pelo juiz de plantão (designado para receber os pedidos de registro). O prazo para complementar a documentação será de três dias.

Ainda segundo Patrícia, durante o sábado o exame será mais objetivo, focado na verificação de problemas mais substanciais - tratando-se apenas de uma pré-conferência. A análise de mérito de cada pedido ainda será feita pelos juízes da Corte, que decidirão sobre os registros até seis de agosto. Ao longo do domingo os pedidos recebidos serão divulgados pela internet através do DivulgaCand 2014.

Registros realizados
Durante a sexta-feira quatro partidos comparecem ao TRE-SC para efetuar registrar seus candidatos. Confira abaixo os pedidos de cada legenda, por ordem de chegada:

- Partido Social Cristão (PSC): deputado federal e estadual;
- Partido Socialismo e Liberdade (PSOL): governador, senador, deputado federal e deputado estadual;
- Partido da República (PR): deputado estadual;
- Partido Republicano Brasileiro (PRP): governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Por Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa do TRE-SC