TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Reunião no TRE-SC define ordem de veiculação de propagandas eleitorais

25.07.2014 às 20:19

Nessa sexta-feira (25), aconteceu a reunião que definiu o plano de mídia para a propaganda eleitoral gratuita, cuja transmissão inicia dia 19 de agosto. A abertura do evento foi feita pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral catarinense (TRE-SC), desembargador Vanderlei Romer. “Peço que se evitem os ataques pessoais que retiram o foco do que realmente interessa, que são as propostas. Peço também que toda campanha siga as normas, que não fuja à legislação, para que tudo ocorra dentro da legalidade.”

O procurador Regional Eleitoral, André Stefani Bertuol, também fez uso da palavra antes do início da reunião. “Espero que todos os trabalhos ocorram de forma tranquila, sem problemas, durante e após as eleições”, disse.

Em seguida, o corregedor Regional Eleitoral, desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz, pediu a compreensão dos partidos explicando que houve requerimento quanto à distribuição do tempo no Tribunal Superior Eleitoral. O motivo alegado seria que o número de deputados considerados para o cálculo não refletiria as alterações decorrentes da criação de novos partidos políticos.

Por isso, o corregedor propôs que se desse continuidade à reunião, mas alertou que se a resolução do TSE entrasse em choque com o que ficasse decidido, seriam feitos os ajustes necessários e convocada nova reunião para a homologação.

Não houve oposições com relação à proposta do corregedor Regional Eleitoral, e a chefe da Seção de Partidos Políticos, Patrícia Lisboa, antes de prosseguir com o sorteio do horário eleitoral gratuito, demonstrou aos presentes que todos os partidos e coligações estavam contemplados no sistema do horário eleitoral gratuito.

A primeira etapa foi encerrada com a parabenização do presidente do TRE-SC, dos servidores e do corregedor regional eleitoral, que organizaram e conduziram o evento. “A cada eleição o povo brasileiro, os partidos políticos e os candidatos vêm evoluindo de uma maneira maravilhosa. O Brasil vem se tornando um país cada vez mais digno de nota no mundo inteiro. E naturalmente também, nem poderia ser diferente, isso vem sendo notado nas eleições. Na propaganda eleitoral, já se passou aquele tempo de se sujar ruas, postes, muros com pichações. Eu tenho quase certeza que nestas eleições de 2014 teremos um avanço.”

Após a distribuição do horário eleitoral gratuito, o desembargador Sérgio Baasch abriu a segunda etapa da reunião para definir as questões relativas à transmissão do horário eleitoral gratuito com as emissoras de rádio e TV da Capital. O corregedor destacou que é comum nas eleições ser firmado um acordo entre partidos e emissoras quanto à transmissão do horário eleitoral gratuito.

Entre outras questões, foram feitas definições quanto ao recebimento dos materiais de propaganda e inserções pelas rádios e TVs e às geradoras.

Para mais informações, acesse o canal do TRE-SC no YouTube e assista à reunião completa. Na internet podem ser acessadas as atas da reunião e o plano de mídia com a distribuição dos horários.

Por Assessoria de Imprensa do TRE-SC