TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

EJESC promove III Concurso de Redação para estudantes catarinenses

05.07.2014 às 14:25

A Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC) está promovendo o III Concurso de Redação, com o propósito de conscientizar e engajar jovens sobre assuntos abrangendo a matéria eleitoral. Podem participar do concurso os alunos de 12 a 17 anos, que estudam em escolas públicas ou particulares do Estado.

O concurso está dividido em quatro categorias distintas, distinguido os alunos por idade e tipo de instituição de ensino (públicas ou particulares). Os alunos 12 a 14 anos, deverão escrever sobre a temática “O que é impunidade?” e os de 15 a 17 anos, sobre o tema “O que causa e como eliminar a corrupção?”.

Os interessados devem preencher o formulário, que está disponível no site (www.tre-sc.jus.br/ejesc) ou nos cartórios eleitorais, de acordo com sua idade e tipo de instituição de ensino, e entregá-lo devidamente preenchido até o dia 15 de agosto para a direção da sua escola.

Compete à escola escolher a melhor redação de cada categoria até o dia 22 de agosto e encaminhá-la ao Cartório Eleitoral mais próximo. No dia 5 de setembro acontecerá a divulgação da melhor redação de cada município, que será escolhida pelo juiz e promotor eleitoral ou por quem eles designarem.

Posteriormente, as redações selecionadas nos municípios concorrerão em âmbito estadual. A escolha da melhor redação do estado de cada categoria será feita por integrantes da Comissão Julgadora especialmente composta.

A divulgação dos vencedores em âmbito estadual, em cada categoria, deve acontecer até o dia 27 de novembro. Os vencedores serão convidados a participarem da cerimônia de certificação e premiação, que ocorrerá em Florianópolis, até o dia 19 de dezembro.

O primeiro lugar de cada categoria receberá um prêmio pessoal e outro para a sua instituição de ensino. Os autores das melhores redações de cada município também ganharão o certificado de Honra ao Mérito “Amigo da Justiça Eleitoral”.

O concurso conta com o apoio institucional da Secretaria Estadual de Educação (SED), do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE/SC), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/SC) e da Receita Federal (que fornecerá os prêmios aos primeiros colocados de cada categoria).


Por Stefany Alves

Assessoria de Imprensa do TRE-SC