TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE e IGP discutem compartilhamento de dados entre os dois órgãos

30.05.2014 às 17:29

Os diretores-gerais Sérgio Manoel Martins (esq), do TRE-SC e Rodrigo Tasso, do IGP.

A realização de estudos sobre a viabilidade de compartilhamento de dados e informações entre o Instituto Geral de Perícias (IGP) do Estado e a Justiça Eleitoral foi tema de uma reunião na tarde desta sexta-feira (30), na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

No encontro ocorreu a troca de conhecimentos sobre o funcionamento dos sistemas empregados pelas duas instituições na coleta e no armazenamento de dados digitais - tanto de eleitores como de cidadãos catarinenses. O assunto é de alta importância para a Corte Eleitoral, já que – de acordo com instruções do TSE - o cadastramento biométrico será obrigatório para todos os eleitores do país.

Segundo estatísticas da Justiça Eleitoral catarinense, atualmente existem 130 mil eleitores identificados biometricamente no Estado, número que deverá crescer para 600 mil no final de 2015. A possibilidade de aproveitamento dos dados registrados no IGP para a ampliação da identificação biométrica é uma questão que deve receber atenção do Tribunal, segundo o diretor-geral do TRE, Sérgio Manoel Martins. “Para isso estamos mantendo esse contato inicial para estudos e quem sabe, uma futura parceria”, adiantou Martins.

Atualmente mais de três milhões de catarinenses têm identificação digital registrada no IGP, conforme explicação do diretor-geral do IGP, Rodrigo Tasso. “Promover estudos com o objetivo de operacionalizar o compartilhamento desses dados com a Justiça Eleitoral e possibilitar o uso de informações constantes no cadastro eleitoral pelo IGP é uma questão a ser aprofundada”, sugeriu Tasso.

Caso venha a se concretizar, a ação será uma forma de racionalizar o uso dos dados, já que uma única informação poderá ser empregada por dois órgãos. Os diretores-gerais do TRE-SC e do IGP estadual manterão contato para aprofundar estudos em relação ao tema, conforme ficou acertado ao final da reunião.

Participaram do encontro, além do diretor-geral do TRE-SC, Sergio Manoel Martins; e do diretor-geral do IGP, Rodrigo Tasso; a Assessora-Chefe da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata Beatriz de Fávere.

Por Elstor Werle
Assessoria de Imprensa do TRE-SC