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Serviços da Justiça Eleitoral garantem êxito do fechamento de cadastro

14.05.2014 às 17:35

Faltam quase cinco meses para o dia das eleições, mas o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) já vem trabalhando duro para garantir que tudo ocorra bem no processo eleitoral. Desde fevereiro de 2013, a Justiça Eleitoral catarinense começou a realizar os atendimentos volantes, que tem como objetivo levar os principais serviços feitos nos cartórios eleitorais às regiões mais afastadas do estado. Além disso, neste último dia 7 de maio aconteceu o fechamento do cadastro, que contou com o apoio dos servidores, que fizeram plantão nos cartórios e atendimentos através do Disque Eleitor.

Atendimentos volantes
Foram 40 eventos de atendimento volante realizados por todo estado. No total, aproximadamente seis mil eleitores receberam atendimento para fazer alistamento eleitoral, revisões, transferências, segunda via do título eleitoral e atualizações cadastrais.

A Assessora-chefe da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata Beatriz de Fávere, destacou que os atendimentos são uma estratégia da Justiça Eleitoral para antecipar os trabalhos dos cartórios e diminuir a quantidade de pessoas que deixam para regularizar suas situações nos últimos dias do fechamento de cadastro.

Disque eleitor
Durante os dez últimos dias de fechamento de cadastro, o TRE-SC atendeu telefonemas dos eleitores através do Disque Eleitor. Essa é a primeira vez que este canal de comunicação foi utilizado durante o fechamento de cadastro. No total, o serviço realizou 2.861 atendimentos.

Segundo dados fornecidos pela Corregedoria Regional Eleitoral, somente no último dia de funcionamento do Disque Eleitor foram recebidas mais de mil ligações. As principais dúvidas eram sobre alistamento, transferência eleitoral, documentos necessários e endereços em que o eleitor deveria comparecer.

Fechamento de cadastro
O fechamento do cadastro aconteceu no dia 7 de maio. Foram atendidos quase 90 mil eleitores entre o dia 28 de abril a 07 de maio, período em que os cartórios eleitorais estiveram de plantão. Todos os servidores que trabalham nas zonas eleitorais e mais de 80 servidores, que se deslocaram da Sede do Tribunal, participaram da força tarefa para auxiliar no fechamento do cadastro.

O Coordenador de Soluções Coorporativas do TRE-SC, Samuel Fernandes Ribeiro, foi um dos servidores que se deslocou do seu setor para ajudar o fechamento de cadastro. “É a primeira vez que eu faço isso, eu trabalho na Sede, e como muitas vezes a gente desenvolve soluções tecnológicas para os cartórios, eu queria ter esse contato com os eleitores, com a realidade dos cartórios e está sendo muito interessante, porque é outro tipo de trabalho.”

Por Stefany Alves
Assessoria de Imprensa do TRE-SC