TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Serviço Disque Eleitor encerra com 2.861 atendimentos

07.05.2014 às 20:20

Em funcionamento desde 28 de abril, o Disque Eleitor respondeu às perguntas de 2.861 eleitores. As principais dúvidas foram sobre alistamento, transferência eleitoral, documentos necessários e endereços em que o eleitor deveria comparecer.

O atendimento foi realizado pelo 0800-645-8732 e fez uma triagem dos eleitores antes que esses procurassem os cartórios. O serviço, que surgiu com a proposta de evitar, ou pelo menos reduzir as filas de atendimento que comumente se formam nessa época nos cartórios eleitorais, orientou os eleitores sobre a necessidade ou não de irem aos cartórios, e esclareceu dúvidas sobre a documentação necessária para cadastro ou transferência eleitoral, endereço das ZEs, plantões, biometria, voto em trânsito, quitação eleitoral e voto.

Segundo dados fornecidos pela Corregedoria Regional Eleitoral de Santa Catarina (CRE-SC), no último dia de funcionamento do serviço ainda foram recebidas mais de 1.000 ligações.

A assessora-chefe da CRE, Renata Beatriz de Fávere, avaliou com otimismo a primeira experiência com o Disque Eleitor. “Até este ano, o eleitor não possuía um canal de comunicação direto com o TRE e o grande número de ligações comprovou a importância do serviço que se pretende manter para as próximas eleições.”

Renata ainda explicou que com o serviço Disque Eleitor ficou comprovado que muitas pessoas têm dúvida sobre a necessidade ou não de ir ao cartório nesse prazo. “É comum o eleitor achar que é obrigado a transferir por existir limite ao número de justificativas, o que não é verdade. O eleitor pode justificar a ausência quantas vezes forem necessárias”, disse. Concluiu informando que foram recebidas várias ligações de pessoas com pendências relativas ao pagamento de multas por não terem votado nas últimas eleições. “Essas pessoas receberam os esclarecimentos necessários e não precisaram se deslocar até os cartórios.”

Lembra-se que o fechamento do cadastro eleitoral não implica a interrupção de todos os serviços ao eleitor. A obtenção da segunda via do título eleitoral, por exemplo, pode ser conseguida até 25 de setembro.

No site do TRE-SC (www.tre-sc.jus.br) continua disponível um serviço semelhante ao Disque Eleitor: o Tira Dúvidas.

Quem não compareceu aos cartórios

Se você está em débito com a Justiça Eleitoral (título cancelado ou suspenso) e não compareceu ao cartório eleitoral, não poderá votar nas eleições 2014. A regularização dos títulos eleitorais agora só é possível com a reabertura do cadastro eleitoral, que deve ocorrer em novembro.

Por Sylvia Penkuhn

Assessoria de Imprensa do TRE-SC