TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Em 10ª reunião, CGEI debate temas relacionados à Eleição 2014

23.05.2014 às 15:31

Marcada pela presença dos novos juízes membros – juíza Carolina Ranzolin (Palhoça) e juiz Roberto Ramos (Itajaí) -, a 10ª reunião do CGEI (Conselho de Gestão Estratégico e de Integração) discutiu temas ligados às Eleições Gerais 2014, ao plano de recompensa por desempenho, reestruturação do organograma da sede e diretrizes para o planejamento da biometria.

A partir do encontro realizado na última sexta-feira (16), o Coordenador de Eleições do TRE-SC, Paulo Dionísio Fernandes, terá assento garantido no CGEI até que as eleições terminem. O comparecimento do coordenador tem por objetivo alimentar os membros do CGEI com informações a respeito do andamento do Projeto Eleições 2014.

Além de detalhar a atual fase do Projeto, Fernandes também falou sobre as próximas atividades a serem desenvolvidas, os riscos e ações preventivas para que a eleição seja realizada de forma segura.  Um dos itens avaliados, por exemplo, foi a possibilidade de manifestações durante a Copa do Mundo que poderiam interferir no desenvolvimento do Projeto.

De acordo com o planejamento, as ações encontram-se dentro do planejado. Apenas para o TRE, prevê-se a realização de 1.300 atividades no período eleitoral; já para as Zonas Eleitorais, o número de atividades a serem realizadas é de 214 por ZE – ou seja, 214 x 105 ZE = 22.470 atividades.

Ainda falando sobre eleições, a STI (Secretaria de Tecnologia de Informação) apresentou o plano de implantação do sistema de identificação misto que deve operar no dia da votação em Florianópolis. A capital catarinense será palco de um projeto-piloto, juntamente com Bento Gonçalves (RS), no qual os eleitores poderão identificar-se da maneira tradicional ou biometricamente nas eleições de 2014.

Biometria
Durante a reunião, o Diretor-Geral Sérgio Manoel Martins apresentou uma proposta de Diretrizes para o Planejamento da Biometria no período que se estende de 2014 a 2015. Entre as sugestões estão a definição da biometria como projeto prioritário da Justiça Eleitoral catarinense após as eleições de 2014; e o planejamento da expansão do cadastro em fases pré-estabelecidas.

A organização de todo esse processo deve levar à conclusão, até março de 2016, do cadastro biométrico dos eleitores de Florianópolis, São José, Biguaçu, Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz.  A inscrição biométrica desses eleitores representará cerca de 14% de todos os votantes de Santa Catarina.

Aos servidores
Uma proposta de plano de recompensa por desempenho será apresentada aos servidores. A ideia é explicar o plano por meio de eventos presenciais, pela intranet e com a vinda de dirigentes de instituições que já adotam o sistema. O procedimento também envolve a consulta aos funcionários sobre suas percepções acerca do assunto.

Segundo o secretário do CGEI e assessor de planejamento técnico e gestão, Augusto Campos, as mesmas medidas serão tomadas para analisar as mudanças no plano de assistência à saúde.

Sobre a reestruturação administrativa do TRE-SC, o CGEI também deliberou e aprovou a contratação de uma empresa de consultoria que mapeará os processos organizacionais do Tribunal, propondo uma adequação à estrutura existente. O trabalho de exame será iniciado após as eleições, mas a nova forma de organização acontecerá apenas no próximo ano.

Fechamento do cadastro
Entre os dias 28 de abril e 7 de maio os cartórios eleitorais do estado atenderam quase 90 mil eleitores. Todos os servidores que trabalham nas zonas eleitorais e mais de 80 servidores, que se deslocaram da Sede do Tribunal, participaram da força tarefa para auxiliar no fechamento do cadastro.

De acordo com a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), apesar do aumento no volume de atendimentos, houve redução na fila de espera. No último dia, por exemplo, os trabalhos estenderam-se até as 21h30, sendo que em anos anteriores terminaram por volta das 24h.

Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa do TRE-SC