TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Disque eleitor já atendeu mais de 1.800 ligações

05.05.2014 às 13:03

Em funcionamento há oito dias, o Disque Eleitor já respondeu às perguntas de mais de 1.800 eleitores. As principais dúvidas continuam sendo sobre alistamento, transferência eleitoral, documentos necessários e endereços em que o eleitor deveria comparecer.

O atendimento está sendo realizado pelo 0800-645-8732 e é importante que os cidadãos com dúvidas sobre seu cadastro eleitoral, antes de procurarem os cartórios, liguem para verificar a real necessidade de se dirigirem aos cartórios.

Segundo dados fornecidos pela Corregedoria Regional Eleitoral de Santa Catarina (CRE-SC), só no domingo (4) foram cerca de 100 ligações no Disque Eleitor. 

O Disque Eleitor surgiu com a proposta de evitar, ou pelo menos reduzir as filas de atendimento que comumente se formam nessa época nos cartórios eleitorais, orientando os eleitores sobre a necessidade ou não de irem aos cartórios.

A assessora-chefe da CRE, Renata Beatriz de Fávere, alerta que os cidadãos devem ligar antes, pois “a equipe consultará o cadastro do eleitor para verificar se há alguma pendência e já informará a respeito de documentos necessários e requisitos legais, além do endereço do cartório”.

Pelo serviço via telefone, o eleitor poderá obter informações como documentação necessária para cadastro ou transferência eleitoral, orientações sobre portadores de necessidades especiais, endereço das ZEs, plantões, biometria, voto em trânsito, quitação eleitoral e voto, além de poder enviar reclamações para a Ouvidoria do TRE-SC.

O fechamento do cadastro eleitoral não implica a interrupção de todos os serviços ao eleitor. A obtenção da segunda via do título eleitoral, por exemplo, pode ser conseguida até 25 de setembro. Por isso mesmo, é importante que o eleitor se informe e verifique se há necessidade de buscar a Justiça Eleitoral.

Caso o eleitor preferir, também pode acessar outro serviço semelhante: o Tira Dúvidas.

Renata também destacou que o cadastramento biométrico não é obrigatório. “O eleitor poderá votar sem fazer o cadastramento biométrico e só deve ir ao cartório se precisar fazer alguma alteração no título”, complementou.

Fechamento do cadastro eleitoral

Até o dia sete de maio (quarta-feira) devem procurar os cartórios aqueles que queiram tirar seu primeiro título, regularizar seu título (cancelado ou suspenso), transferir o título de município ou mudar o local de votação.

Expediente

O Disque Eleitor começou a funcionar dia 28 de abril, e até 7 de maio, receberá ligações das 8h às 20h, pelo telefone 0800-6458-732. Ligue antes de comparecer ao cartório!

Por Sylvia Penkuhn

Assessoria de Imprensa do TRE-SC