TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Cartórios atendem cerca de 16 mil eleitores nos últimos três dias

02.05.2014 às 14:04

Os Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor de Santa Catarina atenderam, apenas nos últimos três dias, 16.228 eleitores. Por conta do prazo final para o alistamento eleitoral – que termina neste dia 7 –, o aumento de pessoas procurando a Justiça Eleitoral praticamente dobrou em alguns municípios. Desde o dia 28 de abril realizam-se plantões em todo o Estado.

De acordo com as estatísticas fornecidas pela Corregedoria Regional Eleitoral de Santa Catarina, Florianópolis é a cidade com maior procura por parte do cidadão. De 28 de abril a 1 de maio, o cartório eleitoral do município atendeu a 1.618 eleitores. Uma média de 539 pessoas por dia, bem acima do expediente normal, que recebe cerca de 210 visitas diárias. O maior colégio eleitoral do Estado, Joinville, ficou em segundo lugar com 1529 atendimentos no total.

O acréscimo no número de procuras pela Justiça Eleitoral tem explicação. É que no dia 7 de maio encerra o prazo para eleitor solicitar seu alistamento, pedir transferência ou mudar seu local de votação para que o registro seja válido para as eleições de 2014. Levando a data em consideração, a Justiça Eleitoral catarinense fará plantões durante os dias 5, 6 e 7, das 9h às 19h, para facilitar o atendimento e o comparecimento dos cidadãos que ainda não realizaram esses procedimentos.

Nos cartórios onde há Central de Atendimento ao Eleitor (confira o quadro abaixo) o período extraordinário teve início já no dia 28 e se estende até 7 de maio. Nesses locais, o horário de atendimento ao público acontece das 9h às 19h durante os dias úteis, e das 9h às 16h nos finais de semana.

Disque Eleitor
Em caso de dúvidas, o eleitor deve ligar para o Disque Eleitor (0800-645-8732) para saber se deve ou não comparecer ao cartório eleitoral, evitando o acúmulo desnecessário de pessoas. A Justiça Eleitoral também ressalta que o cadastramento biométrico não é obrigatório.

O eleitor deve ficar atento porque certas ações podem ser feitas após o dia 7 de maio, sem filas e sem pressa. Entre as atividades estão: retirada de segunda-via do título eleitoral; emissão de certidões eleitorais e pagamento de multas.

VEJA OS LOCAIS DE PLANTÃO E HORÁRIO DE ATENDIMENTO AQUI

Por Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa do TRE-SC