Em pesquisa realizada entre janeiro e março de 2014, a Justiça Eleitoral catarinense mediu o grau de satisfação dos cidadãos em relação aos serviços prestados pelas secretarias judiciárias, cartórios eleitorais e postos descentralizados de atendimento do estado. Na avaliação da maioria dos entrevistados, os serviços disponibilizados aos eleitores são ótimos.
Dividido em cinco partes, o questionário procurou levantar informações sobre o público que procura a Justiça Eleitoral; que serviços deseja obter; e como avalia o atendimento, a solução dada ao problema e as instalações da Justiça Eleitoral. Em todas as categorias o grau de satisfação foi alto, com a maioria absoluta dos usuários entendendo como ótimo cada um dos itens avaliados.
Em relatório apresentado pela Corregedoria Regional Eleitoral de Santa Catarina, as estatísticas demonstram que o serviço mais procurado pelos entrevistados está associado à obtenção do título eleitoral (85%). A emissão de certidões eleitorais – como a certidão de quitação eleitoral, de filiação partidária ou de crimes eleitorais – correspondeu a 7% das procuras. O restante dos participantes (8%) passaram por outros atendimentos.
Com relação ao atendimento realizado pela Justiça Eleitoral, a avaliação do público foi ótima (86%) e boa (10%). Apenas 11 pessoas (2%) consideraram o atendimento nos Cartórios Eleitorais péssimos ou ruins. Os entrevistados também demonstraram estar extremamente satisfeitos com a solução dada aos seus problemas, sendo que 433 pessoas (92%) afirmaram que o resultado foi positivo, demonstrando que os objetivos dos atendimentos estão sendo atingidos. Aproximadamente 6% não responderam à pergunta e apenas 1,5% avaliaram o resultado como ruim ou péssimo.
Outro item avaliado diz respeito às instalações e equipamentos nos quais são feitos os atendimentos. Para cerca de 91% das pessoas, a estrutura fornecida ao cidadão é ótima ou boa. Ainda com relação a esse tema, aproximadamente 2% consideraram as instalações ruins ou péssimas. A pesquisa foi respondida por exatamente 470 pessoas, das quais 96% correspondem a eleitores, seguidas em segundo lugar por advogados (1,2%). Durante todo o período de realização do questionário, apenas um partido político participou com informações de feed back.
A pesquisa de satisfação do usuário é realizada nas centrais de atendimento ao eleitor e está sendo feita em cumprimento à Resolução TSE n. 23.371/2011, que procura, através de melhorias contínuas, consolidar a credibilidade da Justiça Eleitoral, especialmente quanto à efetividade, transparência e segurança. O levantamento estatístico é feito trimestralmente.
Veja o relatório completo da pesquisa de satisfação.
Rafael Spricigo
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