TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Cerca de 45% dos eleitores ainda precisam fazer revisão biométrica

19.02.2014 às 19:34

Com apenas 11 dias restantes, 16.151 eleitores de cinco municípios catarinenses ainda precisam fazer o cadastramento biométrico obrigatório junto à Justiça Eleitoral. Até 16 de março, cidadãos de Governador Celso Ramos, Paulo Lopes, Águas Mornas, Rancho Queimado e São Bonifácio devem participar do processo de cadastramento sob pena de ter o título eleitoral cancelado. Sem o título, o eleitor fica impossibilitado de votar nas eleições previstas para outubro deste ano, além de perder outros direitos, como o de fazer carteira de identidade e passaporte.

Segundo dados constantes no cadastro de eleitores do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), até às 14h desta quarta-feira (5), cerca de 55% dos eleitores obrigados a comparecer às revisões já atenderam à convocação. Para a Assessora- Chefe da Corregedoria Regional Eleitoral de Santa Catarina, Renata Beatriz de Fávere, é importante que os eleitores não esperem até a última hora para fazer a revisão. “Assim, poderão evitar filas e possíveis transtornos de última hora “, alerta.

Desde a última avaliação estatística, realizada em 19 de fevereiro, 4.722 (aproximadamente 16%) novos eleitores compareceram para realizar o cadastro biométrico. Para garantir que mais cidadãos possam cumprir essa tarefa, haverá plantões nos cartórios eleitorais dos municípios em que estão sendo efetuadas as revisões nos dias 8, 9, 15 e 16 de março, das 9h às 16h.

Revisão em números
Governador Celso Ramos: 13.053 eleitores dos quais 6.677 já efetuaram a revisão: 51,15%.

Paulo Lopes: 5.673 eleitores dos quais 2.676 já efetuaram a revisão : 47,17%.

Águas Mornas: 5.278 eleitores dos quais 3.490 já efetuaram a revisão: 46%.

Rancho Queimado: 2.584 eleitores dos quais 1.116 já efetuaram a revisão: 66,12%.

São Bonifácio: 2.563 eleitores dos quais 1.716 já efetuaram a revisão: 55%.

Biometria

Além dos casos em que há a obrigatoriedade de comparecimento, o TRE-SC também está implantando a biometria em Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e São João Batista, locais onde o procedimento ocorre de forma gradativa e não há a necessidade de o eleitor comparecer.

O que é a biometria?

Com o propósito de atualizar os dados constantes no cadastro eleitoral e tornar ainda mais seguras as eleições, a identificação biométrica, regulamentada pela Resolução TSE n. 23.335/2011, está sendo realizada pela Justiça Eleitoral de forma gradual em todo o Brasil.

Durante o procedimento, os eleitores são fotografados e têm as suas digitais coletadas. Segundo informações do Cartório da 24ª Zona Eleitoral (Palhoça), o procedimento tem demorado em média 5 minutos.

Endereço e documentos necessários

Além dos cartórios eleitorais (consulte o endereço e os horários de atendimento dos cartórios eleitorais), os eleitores dos municípios catarinenses com revisão eleitoral podem fazer o cadastramento obrigatório nos postos de atendimento, entre 13h e 18h, portando documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência (expedido nos últimos três meses).

Confira os municípios onde o cadastramento biométrico é obrigatório em SC.

Por Elstor C. Werle/Sylvia Penkhun
Assessoria de Imprensa do TRE-SC