Em pesquisa realizada pela Justiça Eleitoral de Santa Catarina, os cidadãos consideraram como ótimo o atendimento realizado pelas secretarias judiciárias, cartórios eleitorais e postos descentralizados de atendimento. A pesquisa de satisfação foi realizada durante os últimos três meses – de outubro a dezembro de 2013 - e obteve a resposta de 785 participantes.
Dividido em cinco partes, o questionário procurou levantar informações sobre o público que procura a Justiça Eleitoral; que serviços deseja obter; e como avalia o atendimento, a solução dada ao problema e as instalações. Em todas as categorias o grau de satisfação foi alto, com a maioria absoluta dos usuários entendendo como ótimo cada um dos itens avaliados.
Conforme relatório apresentado pela Corregedoria Regional Eleitoral, um dos setores responsáveis pela implantação da pesquisa, o serviço mais procurado pelos cidadãos é a obtenção de título eleitoral (81,91%), seguido pela expedição de certidões eleitorais (8,15%) e outros (9,94%). A procura pode ser explicada pela grande participação de eleitores na pesquisa de satisfação, correspondendo a 92,86% do público total.
Na avaliação do atendimento, 88,53% dos entrevistados consideraram como ótimo o atendimento nas Zonas Eleitorais e na sede do TRE. O entendimento de 8,66% dos pesquisados é de que o atendimento é bom, e para três pessoas (0,38%) ele é péssimo ou ruim. Para cerca de 92% dos usuários, a solução dada aos seus problemas foi considerada como boa ou ótima, demonstrando que o objetivo do atendimento foi alcançado. Quanto ao lugar e aos equipamentos utilizados para atender o público, aproximadamente 90% aprovaram as instalações.
A pesquisa de satisfação do usuário é realizada nas centrais de atendimento ao eleitor e está sendo feita em cumprimento à Resolução TSE n. 23.371/2011, que procura, através de melhorias continuas, consolidar a credibilidade da Justiça Eleitoral, especialmente quanto à efetividade, transparência e segurança. O levantamento estatístico é feito trimestralmente.
Veja o relatório completo da pesquisa de satisfação.
Rafael Spricigo
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