TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Urnas das eleições para diretores foram preparadas na quinta (21)

22.11.2013 às 16:04

As eleições para diretores da Secretaria de Educação de Florianópolis acontecerão no sábado (30)

O processo de preparação das urnas eletrônicas, que serão utilizadas nas eleições para diretores da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, aconteceu nesta quinta-feira (21). No total, foram aprontadas 236 urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito, além das urnas de seção foram preparadas 20 urnas reservas e mais cinco para o treinamento de mesários. O processo envolveu a presença de seis servidores da Sede do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), quatro servidores dos cartórios eleitorais da Capital e mais sete técnicos contratados do TRESC.

O Coordenador de Eleições substituto do TRE-SC, João Sebastião de Andrade, explicou que a preparação feita nas urnas é semelhante à realizada nas eleições municipais e gerais. Primeiro os aparelhos são separados e colocados na mesa, depois são inseridos os nomes dos candidatos que estão concorrendo em cada instituição de ensino e a relação de eleitores de cada seção através de cartões de memória.

Os equipamentos passam ainda pelo autoteste, onde é avaliado o desempenho do vídeo, do teclado, do alto-falante, da bateria interna, do sensor de chave e da impressora das urnas, assim como o desempenho do micro-terminal do mesário. Após testadas, elas são encaixotadas e ficam aguardando o recolhimento, que será feito pela Prefeitura Municipal de Florianópolis em 29 de novembro. No mesmo dia, as urnas serão distribuídas nos locais de votação pela Prefeitura.

Essa é a segunda vez que são utilizadas urnas eletrônicas na escolha de diretores da Secretaria de Educação de Florianópolis - a primeira vez foi em 2000. Andrade destacou que é "importante essa parceria com a Prefeitura de Florianópolis, pois aproxima a Justiça Eleitoral da sociedade".

O grande número de seções deve-se ao fato que cada escola possui seus próprios candidatos, ou seja, tratam-se de 104 eleições diferentes, semelhante ao que ocorre nas eleições municipais, além disso, o eleitorado é dividido em 3 segmentos (alunos, pais e responsáveis, professores e funcionários), o que obriga a preparação de urnas exclusivas para cada segmento.

Será uma eleição com números expressivos, são 236 seções distribuídas em 104 locais. Comparando com o cadastro eleitoral catarinense, somente 9 Zonas Eleitorais possuem mais de 230 seções, sedo que a Zona Eleitoral que possui a maior quantidade de locais de votação é a 45ªZE, com 87 locais.

Treinamento de Mesários

O treinamento dos 236 mesários que irão trabalhar no pleito acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro e será ministrado por servidores dos cartórios eleitorais da Capital. Os mesários são voluntários que fazem parte da Comissão Eleitoral criada para cada instituição de ensino.

Eleições

As eleições para diretores das 104 unidades educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis acontecerão no sábado (30), das 8h às 17h. No total, serão 32.448 eleitores (funcionários e professores, pais e responsáveis, e alunos a partir do 5º ano) que decidirão, entre os 135 candidatos, os administradores de cada unidade. O voto não é obrigatório e os eleitores devem apresentar no dia um documento original com foto para facilitar o seu reconhecimento.

O Presidente da Comissão-geral das Eleições para Diretores, Pedro Rodrigues da Silva, destacou que a parceria com o TRE-SC é muito importante, pois aproxima o jovem do processo eleitoral e garante a seriedade do processo de votação. "As eleições são muito importante pois fazem as pessoas debaterem o que está acontecendo nas escolas e creches, fazendo propostas e ajudando, com isso, na qualidade do ensino público", acrescentou Silva.

Todos os candidatos têm formação superior na área de educação, atuam na unidade educativa desde o início do ano, possuem experiência na rede municipal de ensino há pelo menos três anos, não sofreram nenhum processo administrativo e participaram do curso preparatório de 40 horas, que foi oferecido pela Secretaria de Educação.

Para se elegerem, os candidatos devem ter no mínimo 33% dos votos válidos, caso contrário, um diretor será indicado pela Secretaria de Educação para assumir a administração da unidade de ensino. Os eleitos tomam posse no dia 18 de dezembro e assumirão efetivamente o cargo no dia 2 de janeiro.

Por Stefany Alves / Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa do TRE-SC