TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Identificação biométrica já acontece em 12 municípios catarinenses

06.11.2013 às 14:44

Até as Eleições 2014, previsão é que mais de 22 milhões de eleitores estejam identificados pelas digitais

O cadastramento biométrico de eleitores já está acontecendo em 12 municípios de Santa Catarina e, a partir de janeiro de 2014, também deverá ser implantado em Águas Mornas, Rancho Queimado, São Bonifácio, Paulo Lopes e Governador Celso Ramos, todos localizados na Grande Florianópolis.

Atualmente os eleitores de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, Major Gercino, Nova Trento, São Pedro de Alcântara, Anitápolis e Angelina, toda vez que se dirigem a um cartório eleitoral para efetuar qualquer procedimento com título - inscrição, transferência, cancelamento, regularização de situação etc. - são cadastrados pelo novo sistema.

Enquanto em São Pedro de Alcântara, Anitápolis, Angelina e Antonio Carlos o comparecimento  é obrigatório até o dia 15 de dezembro próximo - sob pena de cancelamento do título, em decorrência de revisão eleitoral determinada pela Justiça Eleitoral -, nos demais municípios a presença de eleitores é facultativa.

A biometria oferece um novo mecanismo de segurança às eleições, já que a nova identificação do eleitor com o reconhecimento de sua impressão digital excluirá totalmente a possibilidade de uma pessoa votar por outra, afastando qualquer risco de fraude no procedimento de votação.

Com a retomada do processo de cadastramento biométrico neste ano, a Justiça Eleitoral catarinense pretende gradativamente ampliá-lo para todos os municípios de Santa Catarina. No início dessa semana, segundo dados apurados pela Seção de Cadastro de Eleitores do TRE-SC, cerca de 15 mil eleitores já estavam identificados biometricamente em todo o estado.

Conforme previsões da Justiça Eleitoral, nos municípios nos quais, atualmente, ocorre a biometria e naqueles em que ela deve ocorrer no ano que vem, nas próximas eleições de 2014 a identificação de cerca de 80 mil eleitores deverá ocorrer pelo novo sistema. Já para as eleições de 2016, com a ampliação do serviço para demais cidades do estado, um grande contingente de eleitores catarinenses estará cadastrado.

A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que nas Eleições 2014 mais de 22 milhões de eleitores deverão estar identificados pelas digitais no Brasil e, até o final de 2018 prevê-se que a implantação da biometria deverá estar concluída em todos os estados brasileiros.

Por Elstor Werle
Assessoria de Imprensa do TRE-SC