TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

“Mérito Judiciário” é concedido pela AMB e AMC ao presidente do TRE-SC

25.10.2013 às 15:48

O presidente do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), desembargador Eládio Torret Rocha, foi homenageado durante a solenidade de abertura do V ENAJE (Encontro Nacional de Juízes Estaduais), na noite da última quinta-feira (24), no Costão do Santinho, em Florianópolis. O evento é uma promoção da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o apoio da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e apresenta uma intensa programação que se estenderá até o próximo domingo (27).

Dentre outras autoridades do judiciário catarinense homenageadas, o desembargador foi agraciado com a “Cruz do Mérito Judiciário”, uma deferência especial concedida pela ABM exclusivamente a juízes “por relevantes serviços prestados à sociedade e à categoria dos magistrados”. No evento, o presidente do TRE catarinense também representou o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais brasileiros.

Em seus pronunciamentos, os presidentes da ABM e AMC, respectivamente Henrique Nelson Calandra e Sergio Luiz Junkes, destacaram a importância do esforço de todos os juízes estaduais para a manutenção da competência da Justiça Eleitoral. "Uma justiça que recebeu, dentre todas, a maior aprovação do povo brasileiro", disseram.

Durante os quatro dias de evento estão previstas, entre outras atividades, palestras que destacam o trabalho do Judiciário brasileiro, com o objetivo de debater o papel do Juiz como agente fundamental à consolidação dos direitos primordiais e constitucionais dos cidadãos.

O V ENAJE conta com a participação de mais de 700 juízes, tendo  a presença de magistrados do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Lisboa, que participarão no dia 25 da reunião da União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP), com o intuito de discutirem os pontos comuns às jurisprudências dos Estados membros e traçarem diretrizes para o próximo triênio.

Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC