TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Justiça Eleitoral realiza atendimento volante em São Bernardino

22.10.2013 às 14:09

No dia 25 de outubro a 69ª Zona Eleitoral (Campo Erê) realizará atendimento volante no município de São Bernardino. O atendimento será efetuado na Escola Estadual Aldino Leo Scheid, das 9h às 17h, e, segundo o chefe do cartório da 69ª ZE, Rafael Neves da Fontoura, para serem atendidos, os interessados devem levar “pelo menos um documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência, a fim de comprovar o seu vínculo com o município”.

O evento, decorrente da campanha “Semana Nacional do Alistamento Eleitoral”, promovida pela Justiça Eleitoral, pretende atender a média de 100 pessoas. Segundo Neves, dos municípios consultados, apenas São Bernardino preencheu o número mínimo de interessados para possibilitar a realização do atendimento volante. “O atendimento vai se dar em São Bernardino tendo em vista a quantidade de jovens de 15 a 18 anos interessados em fazer seus títulos de eleitor neste município. Muitos desses jovens residem em comunidades rurais e não têm como se deslocar até a sede da zona eleitoral”, esclareceu.

O chefe do cartório da 69ª ZE também lembrou que em maio do ano que vem o cadastro de eleitores será fechado, em decorrência das eleições 2014. Assim, tanto aqueles que quiserem se alistar, como os que pretendem transferir ou regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral, devem fazer isso o quanto antes, evitando a formação e o enfrentamento de filas.

Sobre o Atendimento Volante
Comum em ações municipais em prol da cidadania, o atendimento volante está previsto na Resolução TRESC nº 7.761/2009, e funciona como uma extensão das zonas eleitorais às quais os eleitores estejam vinculados. Entidades que tenham interesse nesse serviço podem efetuar requerimento ao juízo eleitoral com jurisdição sobre o local a ser atendido, desde que o façam com 30 dias de antecedência ao evento em que se pretenda incluir o atendimento da Justiça Eleitoral.

Além da prestação de informações e de atualização de dados, são prestados os serviços de alistamento, transferência, revisão e emissão de títulos eleitorais, emissão de certidões eleitorais, e quitação de multas.

Sylvia Penkuhn
Assessoria de Imprensa do TRE-SC