TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Imbituba realiza eleição para vereador mirim

24.10.2013 às 18:10

Nesta sexta-feira (25) Imbituba fará sua 6ª eleição para o cargo de vereador mirim. Existem ao todo 46 candidatos inscritos, com até 15 anos e que estão cursando entre o 5º e o 8º ano do ensino fundamental, para um total de 1396 eleitores, formado por alunos regularmente matriculados do 5º ao 9º ano.

O processo eleitoral mirim faz parte do “Programa Vereador Mirim – Legislativo na Escola”, criado em 2007 pelo município de Imbituba para contribuir com a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de entender, inovar e transformar politicamente a realidade.

Em 2013 as eleições serão realizadas em 12 escolas localizadas em Imbituba, cada uma com uma urna apenas, e acontecerão no período das 8h30 às 16h30. O mandato conferido aos eleitos será de 2 anos, sendo vedada a reeleição. Dentre os estabelecimentos de ensino que participarão do pleito, a Escola Estadual Básica Henrique Lage conta com 356 eleitores, sendo o maior colégio eleitoral.

A Justiça Eleitoral também participa desse projeto. Segundo o chefe da Seção de Voto Informatizado, João de Andrade, “o cartório da 73ª Zona Eleitoral (Imbituba) está apoiando diretamente o evento, e o TRE-SC cedeu as urnas e o respectivo suporte, além de ministrar o treinamento dos mesários”.

Andrade também ressaltou que o eleitorado mirim de Imbituba chega a superar o eleitorado de Macieira. “Nessa eleição teremos uma novidade: para causar um pouco de suspense, ao final da votação a urna será desligada e levada à Câmara de Vereadores. Lá a urna será religada para então ser encerrada e impressos os boletins de urna e a nominata dos eleitos”, contou.

Sylvia Penkuhn
Assessoria de Imprensa do TRE-SC