TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

EJESC recebe textos do II Concurso de Redação

10.10.2013 às 17:57

O autor da melhor redação receberá o Certificado de Honra ao Mérito Amigo da Justiça Eleitoral

A Escola Judiciária Eleitoral Juiz Irineu João da Silva (EJESC), do TRE-SC, recebeu os textos selecionados pelos cartórios eleitorais de Santa Catarina relativos ao II Concurso de Redação por ela promovido. Com a comissão julgadora formada, o próximo passo será a avaliação dos trabalhos e a premiação dos melhores textos. O resultado oficial será divulgado até 11 de novembro deste ano no site do TRE-SC.

Os alunos inscritos concorrem em quatro categorias, dividas entre escolas públicas e privadas, e também por faixas etárias, desenvolvendo os temas “o que é cidadania?” e “qual a importância do voto?”. Para participar os estudantes tiveram que escrever uma redação contendo de 20 a 30 linhas sobre os assuntos.

O autor da redação escolhida como a melhor da cidade, separada em cada categoria e por faixa etária, receberá como gratificação o Certificado de Honra ao Mérito Amigo da Justiça Eleitoral. Já os vencedores em âmbito estadual receberão, além do certificado, um notebook. Veja a lista de classificados para a fase estadual.

Segundo o secretário da EJESC, Gonsalo Ribeiro, o objetivo do concurso é conscientizar e engajar jovens entre 12 e 17 anos, da rede de ensino pública e privada, fazendo-lhes perceber a importância da democracia e o poder do voto. Além disso, a promoção também tenta incentivar o debate sobre política no cotidiano das pessoas, fazendo-as refletir sobre suas consequências na vida em sociedade.

Fases do concurso
O concurso foi dividido em três fases. Na primeira delas, os alunos foram incentivados a escrever as redações que, posteriormente, foram selecionadas pelas escolas. Na segunda fase, os textos foram enviados para a avaliação em nível municipal pelo juiz e pelo promotor eleitoral. A última fase, que acontece agora, é a escolha do melhor texto em âmbito estadual, avaliado pela comissão julgadora.

Como critérios de avaliação serão considerados a adequação ao tema, a correção gramatical, objetividade, ortografia, concordância, capricho, organização, conclusão da ideia e originalidade.

Apoios
O II Concurso de Redação conta com o apoio institucional da Secretaria Estadual de Educação, do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina – SINEPE/SC, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação UNDIME-SC e da Receita Federal.

Por Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa do TRE-SC