TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Mais de 36 mil eleitores realizaram cadastramento biométrico em SC

20.09.2013 às 19:02

Intenção da Justiça é intensificar implantação do sistema no estado

Em Santa Catarina, 36.062 eleitores realizaram o cadastramento biométrico. Os dados fornecidos pela Corregedoria Regional Eleitoral do estado mostram que a procura está aumentando, mesmo nos municípios onde a revisão não é obrigatória, como Florianópolis, e São João Batista, onde 7.777 e 14.083 eleitores, respectivamente, já realizaram o cadastramento.

No município de Major Gercino, que encerrou o processo de revisão de eleitorado no final de julho, 2.471 eleitores efetuaram o cadastro, de um total de 2.905 inscritos. Em Nova Trento, onde a revisão ocorre até o dia 31 de outubro, mais de 60% do eleitorado cumpriu a determinação da Justiça Eleitoral e compareceu ao posto de atendimento, instalado na rodoviária.

Os eleitores de Nova Trento que não comparecerem no prazo e os de Major Gercino que perderam o período de revisão terão o título eleitoral cancelado. Para regularizar a situação, os ausentes precisam comparecer ao cartório eleitoral, levando documento oficial de identidade com foto e comprovante de residência. Também será exigida a coleta dos dados biométricos, fotografia e assinatura digitalizada.

Expectativa de ampliação da biometria no estado

A Justiça Eleitoral catarinense anunciou que irá intensificar a implantação da biometria, processo que começou em 2009 no estado. O processo de ampliação da nova tecnologia e implantação do sistema deve acontecer gradativamente, em todos os municípios, iniciando pela Grande Florianópolis.

Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e São José devem iniciar o processo de forma ordinária, ou seja, não obrigatória. Já nos municípios que não são sedes de cartórios, e que também integram a Grande Florianópolis, a Justiça Eleitoral promoverá uma revisão eleitoral, isto é, o comparecimento dos eleitores será necessário, sob pena de terem seus títulos cancelados. São eles: São Pedro de Alcântara, Anitápolis, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, Rancho Queimado, São Bonifácio, Paulo Lopes e Governador Celso Ramos.

Por Rafaella Soares
Assessoria de Imprensa do TRE-SC