TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Corregedora do TRE do Amazonas visita TRE-SC

25.09.2013 às 18:10

Nesta 3ª feira (24) o TRE-SC recebeu a visita da corregedora do TRE do Amazonas, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, que, acompanhada dos servidores Aline Rose de Mello e Silva Nassar e Guilherme de Brito Carneiro, veio conhecer o Sistema INTEGRA, em reunião realizada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Santa Catarina (CRE-SC).

Implantado em 2010, o Sistema INTEGRA possibilita a utilização de meio eletrônico para o fluxo de dados relativos às condenações criminais, extinções de punibilidade e inelegibilidades entre a Justiça Estadual de Santa Catarina e a Justiça Eleitoral.

As comunicações são recebidas automaticamente pelo INTEGRA, que os protocola e registra no Sistema de Acompanhamento de Documentos e Processos do TRE-SC (SADP). Os documentos eletrônicos gerados pelo INTEGRA são, então, enviados à zona eleitoral competente ou à própria Corregedoria, onde recebem o impulso adequado.

Na reunião, que também contou com as presenças de Renata de Fávere, assessora-chefe da CRE-SC, Giovani Pacheco, coordenador de Supervisão e Orientação do Cadastro Eleitoral, e Álvaro Sampaio, da Seção de Análise e Projetos, foi ressaltado que o INTEGRA trouxe, como vantagens inegáveis, a economia de tempo e a redução de custos dos serviços eleitorais catarinenses.

Adotado com exclusividade a partir de abril de 2011, a assessora-chefe da CRE-SC enfatizou que “a avaliação do sistema pelos cartórios eleitorais tem sido positiva, e inclusive há intenção de se ampliar o uso do sistema para os documentos relativos a óbitos e condenações de improbidade administrativa. Além disso, também se pretende firmar convênio com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, para que a mesma sistemática seja adotada”.

O coordenador de Supervisão e Orientação do Cadastro Eleitoral, por sua vez, ressaltou que “antes da adoção do INTEGRA havia um grande volume de papel, demora nas atualizações, inconsistência nos dados registrados pelos servidores, além de um acúmulo de tarefas operacionais. Com o INTEGRA esse serviço foi agilizado e trouxe um número ainda maior de comunicações, indicativo de que antes, nem todas as informações necessárias chegavam à Justiça Eleitoral”. Concluiu afirmando que “não só houve um ganho na agilidade, como também na qualidade e segurança das informações recebidas”.

Sobre o sistema, a corregedora do TRE-AM mostrou bastante entusiasmo e informou que pretende instalá-lo na Justiça Eleitoral amazonense. “Fiquei muito impressionada com o sistema.”

Por Sylvia Penkuhn
Assessoria de Imprensa do TRE-SC