TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Presidente do TRE-SC visita oeste do estado

04.08.2013 às 10:48

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Eládio Torret Rocha, acompanhado do diretor-geral, Sérgio Manoel Martins, visitou, neste final de semana, municípios do oeste do estado. O primeiro destino, classificado pelo presidente como visita protocolar, foi Chapecó, onde foi recebido pelos juízes Rafael Sandi e Selso de Oliveira, e por servidores da 35ª e 94ª zonas eleitorais.

O tema principal foi a ampliação da biometria no estado. Para outubro de 2013, a exemplo do que já ocorre em Florianópolis, São João Batista, Nova Trento e Major Gercino, a Justiça Eleitoral pretende implantar o cadastramento ordinário de eleitores nos municípios de São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz. Nestes locais, a presença dos eleitores não será obrigatória, mas toda vez que o cidadão comparecer ao Cartório para realizar uma operação com o título, será cadastrado no novo sistema digital. Além disso, um total de nove municípios da Grande Florianópolis passarão por uma revisão eleitoral, onde a presença do eleitor será obrigatória, sob pena de cancelamento do título eleitoral. Em outubro de 2013, iniciará a revisão em Anitápolis, São Pedro de Alcântara, Angelina e Antônio Carlos. Já em Águas Mornas, Rancho Queimado, São Bonifácio, Paulo Lopes e Governador Celso Ramos as revisões iniciarão no início do próximo ano. Nos municípios que passarem por revisão do eleitorado bem como São João Batista, Major Gercino e Nova Trento, haverá  identificação biométrica nas próximas eleições.

O presidente informou igualmente que entregou solicitação à presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, para a realização de projeto-piloto de votação mista nos municípios de Florianópolis - SC e de Bento Gonçalves - RS, a fim de possibilitar a identificação biométrica dos eleitores cadastrados no atendimento ordinário, já nas eleições de 2014.

Durante a visita, o presidente  ainda elogiou o trabalho desenvolvido na região, ressaltando a organização durante as eleições e a agilidade nos julgamentos, "modelo para outras zonas eleitorais do estado", enfatizou.

Justiça eleitoral presente nos municípios

Na manhã de sábado (3), o presidente do TRE-SC chegou a Ponte Serrada, município onde ocorre eleição durante o domingo (4). Ao ser recebido pela juíza eleitoral da 63ª ZE, Angélica Fassini, pelo promotor eleitoral, Fernando Rodrigues de Menezes Junior, e servidores, o desembargador ressaltou a importância de sua visita  para acompanhar os preparataivos para o pleito de domingo.

Segundo ele, a presença da Justiça Eleitoral no município, demostra a  importância da eleição não apenas para a região mas para o Estado inteiro. Após atender a imprensa local, o presidente retornou para Florianópolis.

Por Rafaella Soares/Daniela Órdenes/Elstor C. Werle