TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Chefe de cartório do TRE-RS sugere estratégias para a biometria

16.08.2013 às 18:43

Com o objetivo de informar todos os servidores de Santa Catarina sobre a biometria e o planejamento dos processos que envolvem a implementação desta tecnologia no estado, a Justiça Eleitoral Catarinense promoveu na tarde de quinta-feira (15) o quarto encontro do Programa Compartilhando Saberes.

A palestra foi ministrada pela assessora da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata Fávere, pela servidora Silvia Mara de Oliveira, da Seção de Cadastro de Eleitores, e pelo chefe do cartório da 170ª ZE – Canoas/RS, Renato Marinho. O encontro foi realizado na sala de sessões do TRE-SC, e transmitida ao vivo pela intranet.

No início do evento, além de falar sobre tópicos práticos do atendimento biométrico, o servidor Renato dividiu com os colegas as experiências que teve no Rio Grande do Sul, em Canoas (município com mais de 200 mil eleitores), destacando o planejamento da expansão da tecnologia e as dificuldades enfrentadas no processo, além de sugerir estratégias que podem ser adotadas em Santa Catarina  para a melhoria do atendimento.

“É mais vantajoso iniciar a expansão da biometria em zonas eleitorais cujos municípios tenham até 22 mil eleitores, pois em cidades de grande porte o custo é alto e o deslocamento de servidores é muito difícil”, propôs Renato.

Na segunda parte do encontro, Renata Fávere mostrou aos colegas quais modelos estão sendo adotados para a ampliação do cadastro de eleitores no estado e as expectativas para as próximas eleições.

Para finalizar o evento, Silvia Mara fez um breve relato de momentos importantes para a história da Justiça Eleitoral e chamou a atenção dos servidores para o cumprimento da meta estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral, que é a de finalizar o processo de identificação biométrica até 2018. “Estamos construindo juntos esta empreitada, precisamos nos somar e trabalhar para o cumprimento desta tarefa institucional. Tenham curiosidade para conhecer os benefícios da biometria”, declarou a servidora.

Por Amábily Morlos
Comunicação Social do TRE-SC