TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Recadastramento biométrico em Major Gercino e Nova Trento é deflagrado

12.03.2013 às 17:49

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina deflagrou nesta terça-feira (12) o processo de recadastramento biométrico dos eleitores de Major Gercino e Nova Trento. O procedimento ainda está em fase de planejamento e a intenção é inicia-lo em breve, a fim de concluí-lo antes do fechamento do cadastro eleitoral, que antecede às eleições gerais de 2014.

Com o objetivo de viabilizar a logística do projeto, a Justiça Eleitoral catarinense promoveu uma reunião, no Fórum da cidade de São João Batista, única cidade do estado onde os eleitores já foram identificados por meio de suas impressões digitais e cujo cartório abrange os municípios alvo do recadastramento.

Estiveram presentes no encontro o presidente do TRESC, desembargador Eládio Torret Rocha; o Diretor Geral do TRESC, Sérgio Manoel Martins; a juíza da 53ª Zona Eleitoral, Liana Bardini; a promotora eleitoral, Kariny Zanette Vitória; os prefeitos de São João Batista, Nova Trento e Major Gercino, Daniel Netto Cândido, Gian Francesco Voltolini e João José Davi, respectivamente; e demais servidores da Justiça Eleitoral.

Na ocasião, foi solicitado aos prefeitos apoio para a realização do projeto, com a cessão de servidores do quadro municipal, espaço para a atendimento aos eleitores e transporte dos mesmos até os postos de recadastramento, o que foi prontamente atendido pelos administradores municipais.

De acordo com o Diretor Geral do TRESC, a parceria será formalizada nos próximos dias e um cronograma de execução deve ser estabelecido, definindo a data do treinamento destes servidores municipais cedidos à Justiça Eleitoral, bem como o início do cadastramento com coleta de dados biométricos.

Satisfeito com o resultado da reunião, o presidente do TRESC comemorou o espírito de colaboração dos prefeitos e ressaltou a importância da retomada do projeto. “O recadastramento biométrico é uma tendência nacional que, em breve deve ser estendida para o restante do Estado. Porém, ficamos muito contentes em retomar o projeto no berço catarinense desta tecnologia”, afirmou.

Como funciona o recadastramento

O recadastramento biométrico do eleitor envolve quatro passos básicos: atualização dos dados biográficos, digitalização da assinatura, fotografia e coleta das digitais de todos os dedos das mãos. Além de corrigir possíveis distorções do eleitorado, o procedimento confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, impedindo que uma pessoa tente se passar por outra na eleição.

Por Ellen Ramos
Assessoria de Imprensa do TRESC