TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Primeira reunião de 2013 do GAPE debate diretrizes para próximo pleito

18.03.2013 às 16:25

O Grupo de Avaliação e Planejamento das Eleições (GAPE) reuniu-se pela primeira vez, neste ano, para debater o encerramento do Projeto “Eleições 2012” e discutir as diretrizes que serão adotadas para as eleições estaduais de 2014. 

Dentre os temas abordados pelo grupo estava a finalização do relatório com as avaliações feitas pelas unidades do TRESC referentes ao último pleito municipal. O coordenador do GAPE, Paulo Dionísio Fernandes, enfatizou ao grupo que “é importante cada unidade ler o conteúdo do documento para que sejam sugeridos planos de ação de melhoria, para o pleito de 2014. Assim,  posteriormente, se discutirá quanto à sua viabilidade, ou não”. 

Já no debate referente às diretrizes que serão elaboradas para o Projeto “Eleições 2014”, percebeu-se, com base nas informações de 2012, que há falta de recursos humanos nos cartórios eleitorais, sendo necessário, em algumas situações pontuais, o reforço desse pessoal através do apoio obtido pela sede do Tribunal. Portando, evidenciou-se a necessidade de um projeto para capacitá-los quanto às práticas cartorárias.

Uma das diretrizes que está em discussão para ser incluída no projeto diz respeito à celeridade da apuração dos votos. Porém, para que este trabalho seja efetuado com qualidade, "será necessário zelar pelas diretrizes da última eleição, que tem como base as questões da segurança, conformidade e transparência", ressaltou o coordenador.

Nas eleições suplementares já foi utilizado o projeto piloto “Apuração Ágil” que aproveitou a tecnologia de computação móvel para transmitir os dados da apuração da eleição. Com a adoção dessa tecnologia, a primeira apuração parcial por celular foi finalizada em quatro minutos.

A próxima reunião do grupo acontecerá no dia 5 de abril, oportunidade em que se pretende concluir as alterações necessárias das diretrizes para serem repassadas e aprovadas pela administração do TRESC.

Por Mariana Eli / Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC