TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Presidente e Corregedor visitam Criciúma e Içara antes das novas eleições

02.03.2013 às 15:09

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Eládio Torret Rocha e o vice-presidente e corregedor, desembargador Luiz Cézar Medeiros, estiveram nos municípios de Içara (cujo cartório abrange o município de Balneário Rincão) e Criciúma na última sexta-feira (1º).  

Eles visitaram os cartórios das duas cidades para acompanhar os últimos preparativos para a realização das novas eleições, que acontecem no próximo domingo (3) nos municípios de Balneário Rincão, Campo Erê, Criciúma e Tangará para a escolha dos cargos de prefeito e vice-prefeito.  

Nos dois municípios visitados, a Justiça Eleitoral catarinense realizará um projeto piloto no dia do pleito, que visa utilizar tecnologia de computação móvel de ponta para agilizar o processo de totalização das eleições. Em Criciúma, será divulgada com celeridade a primeira parcial de um município e em Balneário Rincão se tornará público com maior rapidez o resultado final da eleição. 

Em Balneário Rincão (pertencente a 79ª Zona Eleitoral - Içara), serão utilizados Postos Intermediários de Transmissão (PIT) nos locais de votação para agilizar a totalização dos votos. “Haverá PIT’s em cinco locais de votação que possuem sinal de telefonia, o que vai agilizar muito o processo de totalização dos votos”, explicou o presidente. 

Para o juiz da 79ª Zona, Fernando de Medeiros Ritter, a expectativa é excelente, pois “com a experiência deste piloto estaremos dando um passo muito importante no processo eleitoral como um todo”. 

Já no município de Criciúma, a Justiça Eleitoral vai utilizar aparelhos celulares para imediatamente após o encerramento da votação, transferir as informações contidas em uma urna ao dispositivo móvel e divulgar uma primeira parcial com maior rapidez. “Este é um projeto inédito e se obtivermos o sucesso que esperamos, não precisaremos mais transportar as informações das urnas por meio físico, o que deve reduzir significativamente o tempo de apuração dos votos de uma eleição”, disse o presidente do Tribunal. 

Quanto à propaganda eleitoral nos quatro municípios onde acontecerão as novas eleições, o corregedor Medeiros afirmou que “correu dentro da normalidade para este tipo de eleição e que o TRE espera uma eleição limpa e dentro da legalidade”.

Por Paula Gabiatti/ Renata Queiroz