TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Justiça Eleitoral catarinense comemora sucesso de projeto piloto com tecnologia móvel

03.03.2013 às 20:39

Ainda mais agilidade no processo de totalização das eleições. Esse foi o resultado do projeto piloto, denominado “Apuração Ágil”, colocado em prática pela Justiça Eleitoral catarinense neste domingo (3), durante as novas eleições realizadas nas cidades de Balneário Rincão e Criciúma. Nos dois municípios, foi empregada tecnologia de computação móvel de ponta para agilizar o processo de apuração das eleições. 

Na maior cidade do sul do estado, foi utilizado um dispositivo móvel (celular), contendo um aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRESC para transmissão de dados, otimizando o caminho do Boletim de Urna (BU) até o processamento pela Justiça Eleitoral. 

Graças a citada inovação, a apuração da primeira parcial via celular foi concluída em apenas quatro minutos. Sendo que às 17h16 foi concluída a apuração das demais 16 urnas do colégio São Bento, onde foi executado o projeto piloto.

Já no município de Balneário Rincão, foram utilizados Postos Intermediários de Transmissão (PIT), nos locais de votação que possuíam sinal de telefonia, para agilizar a totalização dos votos. Cada PIT consistia em um notebook, configurado com softwares da Justiça Eleitoral, o qual fez uso de linha de comunicação de dados segura para a transmissão dos BUs. 

Cinco dos seis locais de votação funcionaram como PITs. A única localidade que não dispunha de telefonia e linha de dados teve os boletins transportados fisicamente por veículo até o PIT mais próximo. O que possibilitou a totalização em apenas 24 minutos – 1h29 minutos a menos que a totalização das eleições realizadas no mês de outubro passado, no mesmo município.

O presidente do TRESC, desembargador Eládio Torret Rocha, comentou o sucesso do projeto. “Esses dois experimentos absolutamente exitosos provam que a tecnologia desenvolvida dá certo e pode ser aproveitada nas outras eleições. Estamos felizes porque passamos no primeiro teste!”, comemorou.

Por Ellen Ramos
Assessoria de Imprensa do TRESC