TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRESC fará projeto piloto com tecnologia móvel em Criciúma e Balneário Rincão

19.02.2013 às 17:05

Memória de resultado da urna conectada diretamente a um celular

Nas novas eleições que acontecerão no dia 3 de março, a Justiça Eleitoral catarinense utilizará tecnologia de computação móvel de ponta a fim de agilizar o processo de totalização de eleições. O Projeto Apuração Ágil, que será piloto em Criciúma, onde divulgará com celeridade a primeira parcial de um município e em Balneário Rincão, local em que se tornará público com maior rapidez o resultado final da eleição.

Primeira parcial será verificada em Criciúma

Conforme a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRESC, para divulgar uma primeira parcial com rapidez, é necessário otimizar o caminho de um Boletim de Urna (BU) até o processamento pela Justiça Eleitoral.

Assim, após o encerramento da votação, a memória do resultado da urna será conectada a um dispositivo móvel (celular), que contém uma aplicação desenvolvida pelo próprio TRESC para transmissão de dados.

A STI garante que o envio desses dados será feito por intermédio de um canal seguro, criptografado e protegido, de modo que proteja a integridade dos resultados da urna.  Dessa forma, por meio desse recurso, serão transmitidos sucessivamente os resultados de cada seção pertencente àquele local de votação onde será executado o piloto (Colégio São Bento, bairro Centro).

Por fim, com a primeira parcial disponível, os resultados das seções dos demais locais de votação de Criciúma serão recebidos pelo método tradicional, até o fim da totalização.

Agilização da totalização em Balneário Rincão

Para encerrar a totalização, será necessário facilitar o percurso de todos os boletins de urna do município até o seu processamento. Para isso, serão usados Postos Intermediários de Transmissão (PIT) em cada local de votação de Balneário Rincão.

Cada PIT consiste em um notebook, configurados com softwares da Justiça Eleitoral, os quais farão uso de linhas de comunicação de dados seguras para a transmissão dos boletins de urna.

Já nas localidades sem disponibilidade de telefonia e linhas de dados, os boletins serão transportados fisicamente por veículos até o PIT mais próximo.

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC