TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE Notícias entrevista vencedor do concurso de redação da Ejesc

23.11.2012 às 18:18

O Colégio da Lagoa, de Florianópolis, abriu as portas para o TRE Notícias a fim de que fosse possível conhecer o estudante Gabriel Gomes Couto, de 16 anos, que ficou com a maior nota de Santa  Catarina, independentemente da faixa etária e do tipo da escola, no concurso de redação da campanha "VOTAR É MASSA!", realizado pela Escola Judiciária Eleitoral Juiz Irineu João da Silva, do TRESC.

Na faixa etária dele, de 15 a 17 anos, os alunos discorreram sobre “Qual é a importância da Democracia?”.

No dia 19 de Dezembro, a Ejesc divulgou o resultado do concurso, o qual foi idealizado pela campanha "VOTAR É MASSA!", com o intuito de servir como ferramenta para a implementação de ações destinadas ao público jovem. Dessa forma, buscou despertar nos envolvidos a importância da participação no processo político.

Durante a campanha, foram sete meses de um intenso trabalho que culminou na escolha de quatro redações. A primeira seleção foi feita pela própria escola de cada participante. Posteriormente, foi a vez dos promotores e juízes eleitorais dos cartórios avaliarem os textos. Por fim, para se chegar aos vencedores na esfera estadual, 151 redações passaram pelo crivo de  uma comissão julgadora bastante gabaritada .

O desembargador Norberto Ulysséa Ungaretti, membro da Academia Catarinense de Letras, fez parte da comissão avaliadora, e segundo ele, a impressão a respeito dos textos foi bastante positiva em diversos aspectos: ortográfico, gramatical, correção de linguagem, poder de síntese e noção precisa dos temas abordados, além da fidelidade aos temas propostos.

O concurso de redação da campanha “VOTAR É MASSA!” contou com a participação de mais de dois mil estudantes da rede de ensino de Santa Catarina.

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC