TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Resultado do concurso de redação VOTAR É MASSA! sai segunda (19)

14.11.2012 às 19:52

Após a participação de mais de 2.000 estudantes de 12 a 17 anos, da rede de ensino de Santa Catarina, será divulgado na tarde de segunda-feira (19) o resultado do concurso de redação da campanha “VOTAR É MASSA!”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral Juiz Irineu João da Silva, ente da estrutura orgânica do TRESC.

Serão premiados os autores das quatro redações, que obtiveram as maiores notas, sendo um jovem para cada categoria: escola pública e escola particular, separadas entre alunos de 12 a 14 anos – para os quais o tema foi “O que é a Democracia?” -  e de 15 a 17 anos – para quem o tema foi “Qual é a importância da política?”.

Os alunos vencedores, cujos nomes serão conhecidos no dia 19, passaram por uma rigorosa avaliação. Primeiramente, as melhores redações foram selecionadas pela escola de cada um e remetidas, por faixa etária, para o cartório eleitoral do município. Ali, os textos passaram pelo crivo do promotor e do juiz eleitoral, tendo sido selecionados os melhores, os quais foram divulgados, em cada categoria, por cidade. Posteriormente, iriam concorrer em âmbito estadual.

Já para se chegar aos quatro vencedores na esfera estadual, as notas foram lançadas por uma comissão julgadora bastante gabaritada: professora Juçá Vazzato Dias, graduada em Letras pela UFSC e Pedagogia pela UDESC e Mestre e Doutora em Lingüística pela UFSC; professora Judite Loureiro, representante da Secretaria de Estado da Educação e especialista em orientação educacional; desembargador Luiz Cézar Medeiros, presidente do TRESC; Maria Cecy Arrospide, bibliotecária e especialista em revisão textual; jornalista Moacir Pereira, colunista do Diário Catarinense e do Jornal de Santa Catarina; juiz Nelson Maia Peixoto, diretor da Escola Judiciária Eleitoral; desembargador Norberto Ulysséa Ungaretti, professor aposentado e vice-presidente da Academia Catarinense de Letras e professora Rosimar Pagliosa, bacharel em Língua Portuguesa e Pedagogia e representante do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE/SC).

A cerimônia de certificação e premiação dos quatro vencedores de Santa Catarina ocorrerá no dia 19 de dezembro de 2012, no endereço da diplomação dos candidatos eleitos na Eleições municipais 2012, em Florianópolis. Na ocasião receberão premiação e Certificado de Honra ao Mérito AMIGO DA JUSTIÇA ELEITORAL.

Além disso, o autor de cada um dos municípios integrantes de cada zona eleitoral receberá um certificado do juiz eleitoral na ocasião da cerimônia de diplomação dos eleitos nas Eleições Municipais 2012, na data e no endereço da diplomação da zona eleitoral (comunicados pelo cartório oportunamente), quando receberá um Certificado de Honra ao Mérito AMIGO DA JUSTIÇA ELEITORAL.

Entenda a campanha VOTAR É MASSA!

A Campanha “VOTAR É MASSA!”, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral, servirá como ferramenta para implementação de algumas ações destinadas ao público jovem, buscando despertar nele a importância da participação no processo político, seja entendo-o melhor, seja alistando-se como eleitor, seja votando bem.

O concurso de redação é uma dessas ações, o qual almeja saber o pensamento do jovem acerca do assunto. Assim, visa-se escolher o melhor texto de cada cidade para cada categoria: escola pública e escola particular, separadas entre alunos de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC