TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Comissão da votação paralela se reúne pela primeira vez

05.09.2012 às 14:12

A comissão responsável pela votação paralela das Eleições 2012 no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina realizou sua primeira reunião na tarde de segunda (3), na Sala de Sessões do TRESC.

Essa simulação de votação, que deverá ser realizada por todos os tribunais regionais do Brasil no dia da eleição, consiste em um sistema de auditoria criado para dar aos eleitores a segurança de que o seu voto, ao entrar na urna eletrônica, será contabilizado para o candidato que ele escolheu.  

A comissão da Justiça Eleitoral catarinense foi instituída pelo presidente do TRESC, desembargador Luiz Cézar Medeiros, por meio da portaria nº 127/2012, de 22 de junho. Ela é composta pelo juiz de Direito Vilson Fontana, na condição de presidente, e por quatro servidores do Tribunal: Fabiano Marcelino Vieira, Cláudia Regina Damasceno Luciano, Synara Corrêa Negrão de Paula e Sônia Maria Campos, a qual foi designada como secretária da comissão.  

Sônia explicou que o processo tem o objetivo de demonstrar que os votos inseridos na urna são os mesmos que constam no boletim de urna. "A votação paralela é uma forma de comprovar que a urna eletrônica é fiel ao voto do eleitor", concluiu a secretária.  

O representante do Ministério Público Eleitoral, procurador Marcelo da Mota, acompanhará todos os trabalhos desenvolvidos pela comissão e também os procedimentos no dia da eleição, em 7 de outubro.

Por Amábily Morlos / Renata Queiroz