TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRESC publica composição das juntas eleitorais para Eleições 2012

27.07.2012 às 14:37
Imagem ilustrativa dos trabalhos das juntas nas Eleições 2006

Juntas apuram eleições nas zonas eleitorais

A relação com o nome das pessoas indicadas para compor as juntas eleitorais para as eleições municipais deste ano está publicada na edição desta quinta-feira (26) do Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina. A partir da publicação começa a correr o prazo para eventuais impugnações aos nomes relacionados.

Conforme o artigo 36 do Código Eleitoral, as juntas eleitorais são compostas por um juiz de direito, que será o presidente, e de dois ou quatro cidadãos de notória idoneidade. A legislação impede algumas pessoas de integrar as juntas: candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos, autoridades e agentes policiais, servidores que ocupem cargos de confiança no Executivo e funcionários da Justiça Eleitoral.

Às juntas eleitorais compete apurar as eleições realizadas nas zonas eleitorais sob a sua jurisdição; resolver as impugnações e incidentes verificados durante os trabalhos da contagem e da apuração; expedir os boletins de apuração e os diplomas aos eleitos para os cargos municipais.

Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC