TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Zonas Eleitorais terão maior participação no planejamento das eleições

01.08.2011 às 16:56

Para preparar as eleições municipais de 2012, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina vem desenvolvendo, desde o mês de maio passado, um projeto que conta com o apoio e a integração de diversas unidades da Justiça Eleitoral do Estado.

Conforme explica o diretor-geral Samir Claudino Beber, em nota encaminhada aos servidores, uma novidade na preparação do próximo pleito é a elaboração de planos de ação de melhoria pelas unidades orgânicas, cuja finalidade é identificar, planejar e executar ações de aperfeiçoamento na organização das eleições, os quais estão sendo elaborados paralelamente ao desenvolvimento do planejamento operacional do projeto. Um dos planos já aprovados e que merece destaque, na observação do diretor-geral, é a ampliação da participação das zonas eleitorais.

Segundo o coordenador do Grupo de Planejamento e Acompanhamento e Avaliação das Eleições (GAPE), Paulo Dionísio Fernandes, uma maior participação das Zonas Eleitorais no planejamento das próximas eleições faz-se necessária, principalmente por se tratar de uma eleição municipal. “Pretende-se tornar o projeto eleições cada vez mais adequado à realidade dos cartórios, especialmente os do interior e, para facilitar a participação, as zonas foram divididas em polos regionais, sendo que em cada um deles se realizarão debates que serão trazidos pelos representantes ao GAPE”, esclarece Fernandes.

Para melhor focar os esforços em determinadas ações, o GAPE elencou alguns temas que foram considerados críticos para o Planejamento das Eleições 2012 e que podem ser consultados em documento disponibilizado no site no qual também é apresentada a divisão dos Polos Regionais, os principais temas para debate, formas de participação e cronograma para elaboração do relatório.

Após a consolidação dos relatórios dos polos pelos representantes das Zonas Eleitorais no GAPE, as sugestões e manifestações, quando viáveis, serão incorporadas ao planejamento das eleições, o que deve acontecer até o dia 30 de novembro de 2011.


Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC