TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Ministra diz que redes sociais e segurança são desafios para 2012

19.08.2011 às 14:32

Ministra palestrou no 2º dia do evento - Foto: Cláudia Ramos/TREMG

A atual vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, elencou nesta sexta-feira (19), no  54º Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), alguns desafios que a Justiça Eleitoral vai enfrentar nas Eleições 2012. Para a ministra, dois pontos merecem especial atenção: a proliferação das mídias sociais e a segurança em locais de conflito durante o processo eleitoral.

A ministra, que também integra o Supremo Tribunal Federal (STF), avaliou que as redes sociais trazem a necessidade de agilidade nos julgamentos.

"O acúmulo de litígios através de contatos e redes sociais deve aumentar". A ministra disse ainda que o Twitter é uma "praça virtual que pode depor governos" e acrescentou que o Judiciário tem que ficar atento para garantir a normalidade do pleito, sem comprometer a liberdade de expressão.

Segurança

A magistrada lembrou a paixão que envolve as eleições municipais e disse que os juízes devem se guiar pela razão, não permitindo transgressão ao direito. Ela destacou a necessidade de a Justiça Eleitoral buscar alternativas para locais de maior conflito, a partir de um levantamento preliminar nos Estados. Com isso, a ministra acredita que será possível a construção de uma rede de garantia de proteção dos juízes antes do processo eleitoral.

Cármen Lúcia disse que a Justiça Eleitoral deve oferecer todas as informações que mostrem ao povo o que está acontecendo, para que seja co-responsável pela normalidade, moralidade e legitimidade do processo eleitoral.

E ressaltou que "a estrutura da Justiça Eleitoral é diferenciada para garantir a cidadania, a partir do voto". A ministra, que assegurou conhecer bem a realidade do interior do Brasil, irá presidir o TSE durante as eleições municipais de 2012.

Procurador José Jairo

No final da manhã os presidentes dos TREs ouviram palestra do Procurador Regional da República, com atuação no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, José Jairo Gomes. Ele traçou um histórico sobre a fraude no processo eleitoral brasileiro e afirmou que "a implantação do sistema eletrônico e a identificação biométrica representam passos hercúleos para garantir a transparência e lisura do processo eleitoral".

Acompanhe a cobertura do 54º Encontro do Colégio de Presidentes de TREs no Twitter (http://twitter.com/treminas).

Veja as fotos do evento na nossa Galeria de Imagens.

Fonte: TREMG